A Ford continua seu movimento em direção à eletrificação, mesmo com mudanças nos prazos e planos de produção na Europa
A Ford está avançando com seu plano de aposentar o Ford Focus movido a gasolina, mesmo com o adiamento de sua meta de transição para uma frota totalmente elétrica na Europa, agora programada para 2035 em vez de 2030 como inicialmente planejado, de acordo com o site Electrek.
A produção do atual Ford Focus com motor a gasolina deve ser encerrada no próximo ano, conforme anunciado anteriormente pela empresa. A Ford não pretende estender a produção do Focus, mesmo que haja uma prorrogação do prazo estabelecido pela União Europeia para a eliminação das emissões de gases de efeito estufa.
Plano de reestruturação da Ford na Europa
Kieran Cahill, vice-presidente de produção da Ford Europa, afirmou: “Fizemos nossos planos e não há possibilidade de estendermos a produção do Focus”. A fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, onde o Focus é produzido, continuará operando após o encerramento da produção do modelo, previsto para novembro de 2025. Cerca de 1.000 dos 4.500 funcionários atuais permanecerão na fábrica, enquanto os demais serão realocados para outras localidades da Ford. A fábrica deverá permanecer em operação pelo menos até o final de 2032.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Apesar dos ajustes nos planos de eletrificação, a Ford reafirmou seu compromisso com a transição para veículos elétricos mais acessíveis. A empresa já está aumentando a produção de veículos elétricos em outras fábricas europeias, como a nova fábrica em Colônia, na Alemanha, de onde saiu o primeiro Explorer elétrico da Ford na semana passada.
Novo Carro está por vir: Crossover elétrico e perspectivas futuras
Além disso, a Ford está preparando o lançamento de um novo crossover elétrico, possivelmente chamado de Capri elétrico, baseado na plataforma MEB da Volkswagen, a mesma usada pelo Explorer elétrico. O CEO da Ford, Jim Farley, enfatizou recentemente a importância dessa transição para a marca, especialmente diante dos avanços no mercado chinês de carros elétricos.