1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo SUV da Toyota no Brasil supera YARIS CROSS em economia e tamanho, deixando BYD preocupada 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo SUV da Toyota no Brasil supera YARIS CROSS em economia e tamanho, deixando BYD preocupada 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/01/2024 às 23:52
Atualizado em 02/01/2024 às 20:05
Novo SUV da Toyota no Brasil supera YARIS CROSS em economia e tamanho, deixando BYD preocupada 
Foto: Toyota Raize/Divulgação

Toyota lança o novo SUV Raize, prometendo superar o Yaris Cross em diversos aspectos e trazendo uma gama de tecnologias avançadas.

A Toyota, reconhecida como uma das marcas mais populares em vendas globais, visa atender a uma ampla gama de consumidores ao oferecer veículos mais acessíveis. O mais recente lançamento, o SUV Raize, representa a opção mais econômica no catálogo da montadora. Este modelo surge como um forte concorrente para o novo C3 e tem potencial para superar até mesmo o Yaris Cross em termos de acessibilidade e atratividade no mercado.

Novo SUV da Toyota é 4 cm maior que o novo C3

O Raize SUV, compacto de entrada menor que o Yaris Cross e que tem de tudo para se tornar um fenômeno a nível Global, já é desenvolvido na Índia, mas também está disponível em toda a Ásia. O modelo é um produto que veio para ser muito popular por lá, tendo preços extremamente competitivos no país.

Em dimensões o SUV é 4 cm maior que o nosso novo C3, que é um de seus principais rivais diretos por lá. Na Índia são 4,3 cm de comprimento, 2,52 de entre eixos, 1,70 de largura, 1,60 de altura, pesando levíssimos 1076 kg e acomodando bons 350 L de bagagem no porta-malas.

O visual do novo SUV da Toyota é bem contraditório, podendo agradar a alguns, mas não a outros por conta de ser derivado de um carro de outra marca. Na frente há uma grade hexagonal, faróis full LED e luzes diurnas no para-choque.

Nas laterais o modelo, que promete superar o Yaris Cross, entrega pintura Biton com o teto em Black Piano e rodas de 17 polegadas, com acabamento diamantado. Passando para a traseira, o Raize traz spoiler integrado e lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em Black Piano.

Novo SUV da Toyota entrega 98 cavalos de potência

Em motorização, o modelo, que promete superar o Yaris Cross, agrada bastante com o seu conjunto. A única opção que ele oferece é o 1.0 de três cilindros Turbo com injeção direta de combustível que roda apenas na gasolina. São até 98 cavalos e 14,3 kg força metro de torque, que podem vir associados a uma transmissão manual de seis marchas ou automática tipo CVT que simula até sete velocidades. 

O desempenho é ótimo graças ao baixo peso e o Raize acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. As médias de consumo também agradam e o Toyota registra 13,4 km com 1L na cidade e 17 km com 1L na estrada, valendo lembrar que ele é sempre na gasolina.

Passando para o interior o novo SUV da Toyota tem um acabamento cheio de plástico duro, mas a montagem supera a de seus concorrentes diretos. O espaço interno acomoda bem quatro adultos e no meio vai, no máximo, uma criança, por conta deele não ser um carro tão grande assim.

Modelo que substituirá Yaris Cross conta com várias novas tecnologias

A lista de equipamentos é muito interessante e o destaque vai para chave presencial, climatização digital de uma zona, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisores rebatíveis eletricamente, volante multifuncional, painel parcialmente digital que conta com uma tela de 7 polegadas configurável, entre outros. 

A central multimídia é um grande ponto positivo no interior do novo SUV da Toyota. A Telona de 9 polegadas traz GPS nativo, câmera de ré e conectividade sem fio para Apple Carplay e Android Auto. Em segurança, mesmo se tratando de um SUV extremamente barato, o Raize traz tudo que se espera para a categoria em que ele pertence, elevando muito o seu nível.

O carro conta com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro que traz uma frenagem para manobras, alerta de mudança de faixa com assistente de correção e até mesmo piloto automático adaptativo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x