Toyota lança o novo SUV Raize, prometendo superar o Yaris Cross em diversos aspectos e trazendo uma gama de tecnologias avançadas.
A Toyota, reconhecida como uma das marcas mais populares em vendas globais, visa atender a uma ampla gama de consumidores ao oferecer veículos mais acessíveis. O mais recente lançamento, o SUV Raize, representa a opção mais econômica no catálogo da montadora. Este modelo surge como um forte concorrente para o novo C3 e tem potencial para superar até mesmo o Yaris Cross em termos de acessibilidade e atratividade no mercado.
Novo SUV da Toyota é 4 cm maior que o novo C3
O Raize SUV, compacto de entrada menor que o Yaris Cross e que tem de tudo para se tornar um fenômeno a nível Global, já é desenvolvido na Índia, mas também está disponível em toda a Ásia. O modelo é um produto que veio para ser muito popular por lá, tendo preços extremamente competitivos no país.
Em dimensões o SUV é 4 cm maior que o nosso novo C3, que é um de seus principais rivais diretos por lá. Na Índia são 4,3 cm de comprimento, 2,52 de entre eixos, 1,70 de largura, 1,60 de altura, pesando levíssimos 1076 kg e acomodando bons 350 L de bagagem no porta-malas.
- Empresa do Grupo Iveco anuncia investimento de R$ 127 milhões no Brasil até 2028 para desenvolver novos motores movidos a biocombustíveis
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
O visual do novo SUV da Toyota é bem contraditório, podendo agradar a alguns, mas não a outros por conta de ser derivado de um carro de outra marca. Na frente há uma grade hexagonal, faróis full LED e luzes diurnas no para-choque.
Nas laterais o modelo, que promete superar o Yaris Cross, entrega pintura Biton com o teto em Black Piano e rodas de 17 polegadas, com acabamento diamantado. Passando para a traseira, o Raize traz spoiler integrado e lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em Black Piano.
Novo SUV da Toyota entrega 98 cavalos de potência
Em motorização, o modelo, que promete superar o Yaris Cross, agrada bastante com o seu conjunto. A única opção que ele oferece é o 1.0 de três cilindros Turbo com injeção direta de combustível que roda apenas na gasolina. São até 98 cavalos e 14,3 kg força metro de torque, que podem vir associados a uma transmissão manual de seis marchas ou automática tipo CVT que simula até sete velocidades.
O desempenho é ótimo graças ao baixo peso e o Raize acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. As médias de consumo também agradam e o Toyota registra 13,4 km com 1L na cidade e 17 km com 1L na estrada, valendo lembrar que ele é sempre na gasolina.
Passando para o interior o novo SUV da Toyota tem um acabamento cheio de plástico duro, mas a montagem supera a de seus concorrentes diretos. O espaço interno acomoda bem quatro adultos e no meio vai, no máximo, uma criança, por conta deele não ser um carro tão grande assim.
Modelo que substituirá Yaris Cross conta com várias novas tecnologias
A lista de equipamentos é muito interessante e o destaque vai para chave presencial, climatização digital de uma zona, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisores rebatíveis eletricamente, volante multifuncional, painel parcialmente digital que conta com uma tela de 7 polegadas configurável, entre outros.
A central multimídia é um grande ponto positivo no interior do novo SUV da Toyota. A Telona de 9 polegadas traz GPS nativo, câmera de ré e conectividade sem fio para Apple Carplay e Android Auto. Em segurança, mesmo se tratando de um SUV extremamente barato, o Raize traz tudo que se espera para a categoria em que ele pertence, elevando muito o seu nível.
O carro conta com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro que traz uma frenagem para manobras, alerta de mudança de faixa com assistente de correção e até mesmo piloto automático adaptativo.