Sistema Free Flow estreia no interior paulista e surpreende com números expressivos de infrações, embora abaixo do esperado pelo governo.
O novo pedágio eletrônico começou a funcionar oficialmente no interior de São Paulo, revolucionando a forma de cobrança nas estradas. Em operação no km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), na região de Itápolis, o sistema registrou 12 mil multas por evasão de pedágio em apenas um mês. Embora o número seja alto, o governo paulista considerou o índice menor do que o esperado.
De 4 de setembro a 4 de outubro, cerca de 143 mil veículos passaram pelo pedágio eletrônico administrado pela concessionária EcoNoroeste, na base do km 179. Destes, 8,4% foram autuados por evasão, resultando em pouco mais de 12 mil multas.
A tarifa para o trecho é de R$ 8,90, e o modelo permite que motoristas sem tag de cobrança façam o pagamento em até 30 dias, mas muitos ainda não aderiram ao sistema, levando às autuações.
- Ford volta ao Brasil de forma triunfal com foco na área de tecnologia e quer capacitar pessoas em parceria com o Senai
- Multa vai rolar solta! Radar inteligente vira febre e já está presente em 24 estados brasileiros
- Governo Lula quer emitir dívida na China: plano inédito com impacto no futuro econômico do Brasil
- Túnel de quase 6 BILHÕES que passa dentro do MAR será construído no Brasil, gerará 9 MIL empregos, mas há um problema: pessoas terão que sair de suas casas
Um modelo novo, mas com desafios
O novo pedágio eletrônico, também conhecido como Free Flow, elimina as tradicionais cabines e filas, cobrando apenas pelo trecho efetivamente percorrido. Porém, para muitos motoristas, o sistema ainda é novidade e pode parecer complicado. O pagamento pode ser feito via aplicativos, site da operadora ou em postos de atendimento na estrada, e há um desconto de 5% para quem utiliza a tag de cobrança.
Quem não paga no prazo estipulado está sujeito a uma multa de R$ 195,13 e cinco pontos na carteira de habilitação (CNH). Segundo especialistas, o Free Flow é uma tendência no Brasil, adotada por diversos Estados para modernizar a cobrança e aumentar a eficiência nas estradas.
Próximos passos
Apesar do número expressivo de 12 mil multas, o governo vê potencial de adaptação dos motoristas ao novo pedágio eletrônico. O sistema já está sendo expandido para outros trechos paulistas, como o Rodoanel Norte, que será o próximo a adotar a tecnologia.
Enquanto isso, os motoristas que frequentemente utilizam o trecho com o pedágio eletrônico precisam se familiarizar com as novas regras para evitar problemas. A modernização promete um trânsito mais fluido e justo, mas depende de uma curva de aprendizado tanto para usuários quanto para gestores.