Mirando na sustentabilidade, cientistas de Ohio pretendem transformar gás do esgoto, em hidrogênio que pode ser utilizado em veículos
Um grupo de cientistas do Laboratório de Pesquisa de Energia Limpa do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, pretende transformar gás que é emitido pelo esgoto em um novo combustível de hidrogênio que será sustentável e ajudará veículos a reduzirem a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. De acordo com o co-autor do estudo e pesquisador da universidade, Lang Qin o sulfeto de hidrogênio, gerado pelos esgotos, é um dos gases que mais prejudicam o meio ambiente e a indústria.
Leia outras noticias relacionadas
Cientistas afirmam que ‘hidrogênio do esgoto’ pode transformar a indústria de combustíveis
De acordo com Qin, justamente pelo fato dos gases, que estão presentes nos esgotos serem tão prejudiciais, que vários cientistas estão buscando formas de transformar o sulfeto de hidrogênio em algo que não seja tão prejudicial e sim, valioso.
A forma encontrada pelos cientistas foi chamada de looping químico. De acordo com o estudo dos cientistas, o trabalho demonstra uma nova estratégia para a remoção de sulfeto de hidrogênio de alto rendimento com o uso de um transportador de enxofre de modificação de dopante de baixa porcentagem, fornecendo novos insights para uma estratégia de separação de dopante eficaz, ajudando no projeto de um futuro transportador.
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
- DAF Caminhões está agora apostando nos mercados de mineração, construção e setor florestal, trazendo modelos robustos da linha CF para enfrentar qualquer terreno e carga
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
Segundo os cientistas, o looping químico utiliza um material sólido para que a reação química seja quebrada em diversas reações bem menores, utilizando partículas de óxido de metal para fazer com que o oxigênio circule e o combustível seja queimado. Este mesmo processo já foi utilizado antes para queimar o carvão mineral sem emitir nenhum dióxido de carbono.
Testes em laboratório são promissores
O sucesso nos testes com o gás do esgoto permitiu que os cientistas utilizassem o mesmo princípio para transformar o sulfeto de hidrogênio, em hidrogênio combustível para veículos. Entretanto, os testes só foram realizados em laboratório até agora, ou seja, não é possível detectar como a estratégia funcionaria em grande escala.
De acordo com Qin, o quadro geral é que a equipe visa resolver o problema do gás de esgoto prejudicial e pensa que seu processo de looping químico permitiria isso.
Devido à falta de testes em escala industrial, o principal autor do estudo, Kalyani Jangam, pediu calma àqueles que estão mais ansiosos para ver a solução entrar em ação nas ruas e nos tanques de veículos movidos a hidrogênio. Segundo Jangam, ainda é cedo para afirmar se a pesquisa dos cientistas poderá substituir qualquer uma das tecnologias de produção de hidrogênio combustível existentes pelo mundo.
Marcas famosas já trabalham em veículos movidos a hidrogênio
De acordo com o autor do estudo, os cientistas ainda estão ajustando o processo de decomposição e fazer um produto valioso a partir disso. Sendo assim, brincou que as pessoas não podem sair recolhendo dejetos dos esgotos e jogando nos tanques dos carros.
Empresas já estão trabalhando pesado para colocarem veículos movidos a hidrogênio nas ruas e a japonesa Toyota divulgou que um de seus modelos, além de possuir um recorde em autonomia, ainda purifica o ar enquanto roda. Essas inovações mostram que além dos elétricos, os veículos a hidrogênio podem ganhar espaço no mercado futuramente.