Com base na Fiat Titano, a nova Ram 1200 surpreende com interior luxuoso e painel estilo Mercedes, produzida na Argentina com visual exclusivo e tecnologia de ponta que a posiciona como rival de peso entre as picapes médias premium do Brasil.
A Ram está pronta para expandir sua linha de picapes no Brasil com um modelo inédito, que combina luxo, robustez e tecnologia inspirada em grandes marcas do setor premium.
A nova Ram 1200, derivada da Fiat Titano e montada na fábrica de Córdoba, na Argentina, será a próxima aposta da Stellantis para conquistar um público que busca sofisticação em veículos utilitários.
A chegada ao mercado brasileiro está prevista para ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026, segundo informações de bastidores e portais especializados.
-
Cientistas estão perdendo o sono com essas descobertas de James Webb
-
Este sedan 2025 tem o maior porta-malas da categoria, mas seu motor 1.0 básico luta para mover seu porte de carro médio
-
Vencedor de 11 prêmios internacionais, este motor 3 cilindros da Ford virou uma bomba no Brasil por causa da sua correia banhada a óleo
-
O que aconteceu com El Chapo, traficante que fugiu de prisão de segurança máxima por um túnel?
O novo modelo se posicionará como uma picape intermediária, oferecendo opções acima da Fiat Titano, mas abaixo da Ram Rampage e da Ram 1500, unindo o melhor dos dois mundos: o refinamento de carros de luxo e a versatilidade de um utilitário.
A Ram 1200 já é vendida em países da América Latina e no México com base no mesmo projeto da Titano.
No entanto, a versão destinada ao público brasileiro promete um acabamento superior, design exclusivo e tecnologias atualizadas, elevando o padrão da categoria.
Uma picape que nasce global, mas com DNA latino-americano
Durante a cerimônia que celebrou o início da produção da Fiat Titano na Argentina, a Stellantis anunciou que a unidade de Córdoba será um verdadeiro centro de produção de picapes para a América do Sul.
A fábrica será responsável pela montagem de diferentes modelos, como a Peugeot Landtrek, a Fiat Titano e a Ram 1200 — todas com base na plataforma da picape chinesa Changan K70.
O projeto é global, mas com forte adaptação às exigências do mercado local.
A Titano, por exemplo, foi criada a partir da Landtrek, que por sua vez deriva da chinesa Changan.
A Ram 1200 aproveita essa mesma estrutura, mas receberá um toque diferenciado da marca americana no design, nos equipamentos e no conjunto mecânico.
Visual com identidade própria e mais sofisticação
Segundo o portal especializado Autos Segredos, o novo Ram 1200 argentino contará com ao menos duas versões: a Big Horn, de entrada, e a topo de linha Laramie.
A primeira manterá o visual já visto no modelo mexicano, enquanto a segunda trará mudanças estéticas significativas, principalmente na dianteira.
Entre os destaques visuais da versão Laramie estão novos faróis com assinatura em LED, para-choque redesenhado, grade frontal exclusiva e para-lamas alargados, além de rodas com novo desenho.
Essas alterações têm como objetivo dar ao veículo uma identidade própria dentro da linha Ram, afastando-o do visual mais genérico da Titano.
Interior inspirado em modelos premium e muita tecnologia embarcada
Um dos grandes diferenciais da nova Ram 1200 será o seu interior, que trará um acabamento mais requintado do que o encontrado nas suas primas Peugeot Landtrek e Fiat Titano.
De acordo com o Autos Segredos, o habitáculo será inspirado na picape chinesa Changan Hunter, que oferece uma cabine mais luxuosa com materiais emborrachados, costuras aparentes e detalhes refinados.
Outro ponto de destaque será o painel digital em formato horizontal, semelhante ao de modelos da Mercedes-Benz, que une o quadro de instrumentos à central multimídia em uma moldura única, moderna e elegante.
O console central também ganha atenção especial, com freio de estacionamento eletrônico, seletor de marchas por botão e carregador de celular por indução.
Os bancos da Ram 1200 serão exclusivos, oferecendo maior ergonomia e visual premium, com possibilidade de ajustes elétricos e ventilação.
Esses elementos reforçam a proposta da picape como um produto voltado para quem busca sofisticação, mas não abre mão da robustez e versatilidade.
Motorização confiável e apta para qualquer terreno
A Ram 1200 usará o motor turbodiesel 2.2 Multijet, o mesmo que equipa a Fiat Titano.
Trata-se de um propulsor já conhecido no portfólio da Stellantis, presente em modelos como Fiat Toro, Ram Rampage e Jeep Commander, entregando 200 cv de potência e 450 Nm de torque.
A tração será 4×4 com seletor para modos 4×2 e 4×4 reduzido, proporcionando ótimo desempenho em terrenos acidentados ou uso off-road.
O câmbio será automático de oito marchas, o que garante trocas suaves e boa resposta tanto na estrada quanto em trechos urbanos.
Essa configuração garante um equilíbrio entre desempenho, economia de combustível e capacidade de carga, essencial para o público-alvo da nova Ram 1200: consumidores exigentes que precisam de um veículo confiável para o dia a dia, viagens ou trabalho pesado.
Concorrência acirrada no segmento das médias
Com a chegada da Ram 1200, o mercado brasileiro de picapes médias promete ficar ainda mais competitivo.
O modelo enfrentará rivais de peso como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e a própria Fiat Titano.
No entanto, a Ram pode sair na frente ao oferecer um pacote de equipamentos mais completo, visual marcante e uma proposta mais voltada ao conforto, sem abrir mão da capacidade de carga e resistência que o segmento exige.
Além disso, o uso da marca Ram — reconhecida globalmente por suas picapes grandes e luxuosas — pode atrair consumidores que desejam status, mas não querem investir nas versões mais caras da linha, como a 1500 ou a Rampage mais equipada.
Estratégia da Stellantis mira liderança no setor
Com a fábrica de Córdoba se consolidando como um polo de produção de picapes, a Stellantis reforça sua estratégia de dominar o mercado sul-americano nesse segmento.
A empresa já tem forte presença com a Strada, líder absoluta entre as picapes compactas, e com a Toro, que segue vendendo bem mesmo com a chegada de novas concorrentes.
A Ram 1200 chega como peça fundamental para cobrir um espaço intermediário, oferecendo um produto mais refinado e tecnológico do que a Titano, mas com custo-benefício superior ao da Rampage.

Um novo patamar de sofisticação para as picapes médias
Ao unir design moderno, interior refinado, pacote tecnológico de ponta e mecânica confiável, a nova Ram 1200 promete redefinir o conceito de picape média no Brasil.
Seu lançamento marca não apenas a ampliação do portfólio da Ram, mas também uma resposta direta ao desejo do consumidor por veículos utilitários com mais conforto e conectividade.
Ainda que os preços não tenham sido divulgados oficialmente, espera-se que a nova picape posicione-se em uma faixa intermediária entre a Fiat Titano e a Ram Rampage, com versões que podem ultrapassar os R$ 250 mil, dependendo dos equipamentos.
E você, o que acha da proposta da nova Ram 1200? Acha que ela tem chances de conquistar os brasileiros que buscam uma picape com cara de SUV premium? Comente abaixo!
Com certeza vai ser uma boa opção
Vai ser top
Tenho uma Ramoage RT e o carro é magnífico, porém acho que deveria ter um pouco mais de espaço interno para poder entregar mais conforto!
Vou aguardar o lançamento da RAM 1200 para fazer um comparativo!