Com motor que atua apenas como gerador e eficiência térmica de 42%, a Nissan pretende retomar protagonismo na corrida dos híbridos
Nissan lançou o motor híbrido mais eficiente do mundo. O Nissan E-Power de terceira geração foi detalhado com um novo motor de três cilindros dedicado exclusivamente a funcionar como gerador elétrico.
O sistema foi apresentado com foco em eficiência, com taxa térmica de 42%, acima dos 41% divulgados pelos concorrentes diretos do segmento.
O primeiro veículo no mundo a adotar esse novo sistema e-POWER é o Qashqai, cuja produção teve início em julho na avançada fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.
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Nissan E-Power de terceira geração: arquitetura e eficiência
No arranjo técnico, o motor de 1,5 litro, ZR15DDTe, não traciona as rodas. A propulsão é realizada por um motor elétrico, enquanto a unidade a combustão opera como gerador.
A maior eficiência térmica declarada indica melhor conversão da energia do combustível em eletricidade, com redução de perdas e ganho de autonomia sem incremento no consumo.
O Nissan E-Power foi anunciado como uma resposta à disputa com Toyota e Hyundai.
O objetivo declarado consiste em superar os parâmetros atuais de eficiência entre híbridos convencionais de grande volume, mantendo arquitetura simplificada para operação e manutenção.
Fabricação por pulverização a frio e patente
O avanço foi atribuído a um método inédito de aplicação das sedes de válvulas por pulverização a frio diretamente no cabeçote, substituindo a prensagem tradicional.
O processo projeta pó metálico à base de cobre em velocidade supersônica, aderindo com precisão à superfície prevista no projeto.
Esse procedimento viabiliza um desenho otimizado da porta de admissão, com menor turbulência e melhor fluxo para a câmara de combustão.
O resultado relatado inclui combustão mais estável e eficiente. A liga com alta condutividade térmica contribui para o resfriamento das válvulas e para a durabilidade do conjunto.
A Nissan informou ter obtido a patente do sistema em abril de 2025, após depósito realizado em 2020.
Foi indicada, assim, uma vantagem competitiva em processos de manufatura que impactam diretamente o desempenho do motor-gerador.
Lições do VC-Turbo e estratégia de lançamento
O anúncio sucede questionamentos anteriores sobre inovações de motores da marca.
O VC-Turbo, de compressão variável, foi classificado como um fracasso devido a complexidade mecânica e problemas de confiabilidade, com recalls em massa.
A nova solução parte da simplificação de um componente existente para mitigar riscos e assegurar ganhos efetivos de eficiência sem sobrecarga de projeto.
A estreia na América do Norte foi confirmada para 2027, junto da quarta geração do Nissan Rogue, conhecido como X-Trail em outros mercados.
O Nissan E-Power de terceira geração integra o plano de reestruturação corporativa que utiliza os híbridos como etapa intermediária rumo à eletrificação plena.
Competição e metas tecnológicas
Os 42% de eficiência térmica permanecem abaixo dos 50% alcançados pelos motores híbridos da Fórmula 1, viabilizados por superalimentação elétrica.
Ainda assim, o índice foi caracterizado como avanço para aplicações de alto volume.
A estratégia busca recolocar a marca na vanguarda da hibridização acessível frente à liderança histórica da Toyota e ao avanço recente da Hyundai.
A Nissan E-Power de terceira geração é apresentada como eixo do reposicionamento global.
Caso as entregas previstas sejam confirmadas, a marca poderá retomar protagonismo tecnológico que se considerava reduzido na última década. A evolução do sistema será observada a partir do lançamento programado.
1 – A pulverização a frio é uma tecnologia de revestimento na qual materiais em pó são pulverizados em velocidades supersônicas para formar uma camada sólida. Desde a década de 2000, tem sido amplamente adotada na indústria aeroespacial, de energia, equipamentos pesados, petróleo e gás e outras indústrias de manufatura, proporcionando vantagens em termos de confiabilidade e qualidade. Recentemente, ganhou destaque por suas aplicações além do tratamento de superfícies, incluindo a manufatura aditiva.
2 – STARC (Strong Tumble & Appropriately stretched Robust ignition Channel) é um conceito de combustão anunciado pela Nissan em 2021, que proporciona eficiência térmica impressionante.
3 – Um assento de válvula sinterizado é um tipo de assento de válvula usado em motores de combustão interna, fabricado por meio de um processo chamado sinterização. A sinterização envolve a compactação de materiais em pó — normalmente pós-metálicos — sob calor e pressão para formar um componente sólido e durável sem derreter o material completamente.