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Nissan desafia reinado da Toyota ao lançar o primeiro motor híbrido mais eficiente do mundo

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/09/2025 às 10:05
A Nissan apresentou um motor híbrido com 42% de eficiência térmica, superando rivais como a Toyota e prometendo redefinir o setor automotivo.
A Nissan apresentou um motor híbrido com 42% de eficiência térmica, superando rivais como a Toyota e prometendo redefinir o setor automotivo.
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Com motor que atua apenas como gerador e eficiência térmica de 42%, a Nissan pretende retomar protagonismo na corrida dos híbridos

Nissan desafia reinado da Toyota ao lançar o primeiro motor híbrido mais eficiente do mundo. A Nissan E-Power de terceira geração foi detalhada com um novo motor de três cilindros dedicado exclusivamente a funcionar como gerador elétrico.

O sistema foi apresentado com foco em eficiência, com taxa térmica de 42%, acima dos 41% divulgados pelos concorrentes diretos do segmento.

Nissan E-Power de terceira geração: arquitetura e eficiência

No arranjo técnico, o motor ZR15DDTe não traciona as rodas. A propulsão é realizada por um motor elétrico, enquanto a unidade a combustão opera como gerador.

A maior eficiência térmica declarada indica melhor conversão da energia do combustível em eletricidade, com redução de perdas e ganho de autonomia sem incremento no consumo.

A Nissan E-Power foi anunciada como uma resposta à disputa com Toyota e Hyundai.

O objetivo declarado consiste em superar os parâmetros atuais de eficiência entre híbridos convencionais de grande volume, mantendo arquitetura simplificada para operação e manutenção.

Fabricação por pulverização a frio e patente

O avanço foi atribuído a um método inédito de aplicação das sedes de válvulas por pulverização a frio diretamente no cabeçote, substituindo a prensagem tradicional.

O processo projeta pó metálico à base de cobre em velocidade supersônica, aderindo com precisão à superfície prevista no projeto.

Esse procedimento viabiliza um desenho otimizado da porta de admissão, com menor turbulência e melhor fluxo para a câmara de combustão.

O resultado relatado inclui combustão mais estável e eficiente. A liga com alta condutividade térmica contribui para o resfriamento das válvulas e para a durabilidade do conjunto.

A Nissan informou ter obtido a patente do sistema em abril de 2025, após depósito realizado em 2020.

Foi indicada, assim, uma vantagem competitiva em processos de manufatura que impactam diretamente o desempenho do motor-gerador.

Lições do VC-Turbo e estratégia de lançamento

O anúncio sucede questionamentos anteriores sobre inovações de motores da marca. O VC-Turbo, de compressão variável, foi classificado como um fracasso devido a complexidade mecânica e problemas de confiabilidade, com recalls em massa.

A nova solução parte da simplificação de um componente existente para mitigar riscos e assegurar ganhos efetivos de eficiência sem sobrecarga de projeto.

A estreia na América do Norte foi confirmada para 2027, junto da quarta geração do Nissan Rogue, conhecido como X-Trail em outros mercados.

A Nissan E-Power de terceira geração integra o plano de reestruturação corporativa que utiliza os híbridos como etapa intermediária rumo à eletrificação plena.

Competição e metas tecnológicas

Os 42% de eficiência térmica permanecem abaixo dos 50% alcançados pelos motores híbridos da Fórmula 1, viabilizados por superalimentação elétrica.

Ainda assim, o índice foi caracterizado como avanço para aplicações de alto volume.

A estratégia busca recolocar a marca na vanguarda da hibridização acessível frente à liderança histórica da Toyota e ao avanço recente da Hyundai.

A Nissan E-Power de terceira geração é apresentada como eixo do reposicionamento global.

Caso as entregas previstas sejam confirmadas, a marca poderá retomar protagonismo tecnológico que se considerava reduzido na última década. A evolução do sistema será observada a partir do lançamento programado.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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