A queima de baterias dos veículos elétricos da Volkswagen complica os esforços para combater o fogo do navio Felicity Ace, à deriva no Oceano Atlântico
As últimas fotos publicadas pela Marinha Portuguesa de Felicity Ace mostram o navio cargueiro ainda queimando perto das Ilhas dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, após um incêndio no convés principal que não pôde ser controlado há quase cinco dias, com quase 4.000 carros a bordo, de várias marcas do Grupo Volkswagen, incluindo 1.100 modelos Porsche, 189 unidades Bentley, e um número indeterminado de carros da Audi e até Lamborghini, do Grupo Volkswagen.
Leia também
- Produção da fábrica da multinacional Toyota em SP está a todo o vapor, vai gerar 150 vagas de emprego e exportar 45.600 motores 2.0L para a América do Norte
- Uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível veio para salvar o bolso do consumidor e se torna melhor alternativa para substituir a gasolina e o diesel nos veículos leves e pesados, além de diminuir a poluição
- Após ser acusada de plágio pela Volkswagen por fabricar uma cópia elétrica do icônico Fusca, montadora chinesa desafia a alemã e anuncia, para março, o lançamento do fusca chinês elétrico no mercado asiático
- Na contramão da Ford, que interrompeu produção de veículos e fechou todas as fábricas no Brasil, a multinacional Volkswagen ultrapassa cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia
Sua tripulação está segura, mas o navio ainda está à deriva perto dos Açores. As baterias de íons de lítio dos carros elétricos Volkswagen estão impossibilitando a extinção do fogo.
Assista abaixo ao vídeo do resgate dos tripulantes a bordo do navio Felicity Ace em chamas
A empresa holandesa contratada para resgatar o navio, SMIT Salvage, garante ao Wall Street Journal que a presença de um grande número de baterias está dificultando as tarefas, já que o incêndio se espalha rapidamente e não pode ser extinto apenas com água.
- Vitória do petróleo e gás? Empresas petrolíferas estão se afastando da energia verde e faturando BILHÕES com combustíveis fósseis
- Petrobras choca o mundo ao prometer TRANSFORMAR o Brasil com investimento de US$ 111 BILHÕES e geração de milhares de empregos! Será a virada do país?
- Petrobras tem plano audacioso de investimentos: a área de exploração e produção contará com um orçamento de US$ 77 bilhões (R$ 440 bilhões), enquanto US$ 20 bilhões (R$ 114 bilhões) serão destinados ao refino
- Brasil e Argentina fecham mega-acordo para importar gás natural barato e revolucionar a integração energética na América do Sul!
Derramar água no lítio em decomposição pode favorecer o aumento do incêndio no navio
Derramar água no lítio em decomposição pode favorecer uma combustão mais violenta, favorecendo a oxidação. Além disso, existe o perigo de que o produto que compõe as baterias derrame, contaminando as águas.
“Os carros são elétricos, e parte do incêndio são as baterias que ainda estão ligadas”, disse um porta-voz da empresa ao Wall Street Journal.
Incêndio no navio de 60.000 toneladas ainda está ativo, embora “diminuído de intensidade”, diz João Manuel Mendes Cabeças, capitão do porto mais próximo da Ilha do Faial, nos Açores.
Se o incêndio for extinto e o navio permanecer em condições de locomoção, ele poderá ser rebocado para as Bahamas ou algum porto da Europa, para avaliar os danos causados pelas chamas. Mas enquanto os carros elétricos do Grupo Volkswagen, cujas baterias estão pegando fogo, não puderem ser isolados, as chamas continuarão a se espalhar na embarcação.
Não se sabe se a carga do navio, composta por 3.965 veículos carros Porsche, Bentley, Audi, Lamborghini e Volkswagen e Volkswagen, foi afetada pelo incêndio
No momento, não se sabe se a carga do navio, composta por 3.965 veículos de várias marcas do Grupo Volkswagen, foi afetada pelo incêndio.
Enquanto isso, os porta-vozes das marcas do Grupo Volkswagen evitaram fornecer detalhes sobre os modelos a bordo, mas o fato de a maioria estar equipada com baterias pode significar que há muitos Porsche Taycan, Audi e-tron e Volkwagen I.3 e ID.4 a bordo (entre outros).
O Felicity Ace, de bandeira panamenha, fretado pela Mitsui OSK Lines Ltd., viajou do porto alemão de Emden, onde a Volkswagen tem uma fábrica, para o porto americano de Davisville, ao sul de Boston. O navio, que partiu de Emden em 10 de fevereiro, estava programado para chegar ao porto de Davisville, Rhode Island, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, mas no momento ainda está à deriva a cerca de 90 milhas a sudoeste da Ilha do Faial (Açores).