MRS Logística accelerates construction in Pindamonhangaba with more than R$30 million in investments, including a viaduct, walkway and maneuvering yard.
The city of Pindamonhangaba, in the interior of São Paulo state, is experiencing a new cycle of urban and economic transformation. MRS Logística confirmed that it will complete an investment package worth over R$30 million by August, resulting from the renewal of its contract with the National Land Transportation Agency (ANTT). The funds are being invested in major railway infrastructure projects , such as a new viaduct, a shunting yard, and a pedestrian walkway.
Viaduto na Avenida Estrutural é o maior investimento da MRS Logística
Os projetos foram apresentados ao prefeito Ricardo Piorino durante reunião recente com representantes da MRS Logística, incluindo o gerente de Relações Institucionais Daniel Martins e a especialista Grazi Ribeiro.
A empresa destacou o avanço físico das obras e reafirmou o compromisso com a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional.
-
Porto do Pecém abre nova rota com a China em 2025: viagem cai de 60 para 30 dias e negócios bilionários colocam o Brasil no centro da logística globa
-
Com expansão acelerada, logística será o motor de empregos no Brasil
-
Japão desenvolve novo trem-bala capaz de resistir a terremotos — tecnologia revolucionária promete segurança inédita e pode transformar o transporte de alta velocidade no mundo
-
Com R$ 40 bilhões “à deriva” no maior porto da América Latina: governo corre contra o tempo para liberar leilão bilionário do novo terminal de cargas em Santos — e depende de aval do TCU para avançar
Entre os principais investimentos da MRS Logística, o destaque vai para a construção de um viaduto na Avenida Estrutural, avaliado em R$ 13,8 milhões.
A estrutura conecta a rodovia SP-62 ao bairro do Feital, no Distrito Industrial, criando uma nova rota de escoamento e mobilidade para a cidade.
A obra contempla duas pistas de rolamento em cada sentido, ciclovia, calçadas acessíveis, rampas, iluminação em LED e sinalização completa.
A avenida é a maior obra viária já realizada com recursos próprios da prefeitura e conta, nesta fase inicial, com 2,5 quilômetros de extensão e duas rotatórias.
A conclusão do viaduto sobre os trilhos marca um avanço crucial para reduzir gargalos no trânsito local.
Pátio de manobras é realocado para reduzir impacto no centro
Outro grande projeto da MRS Logística é a transferência do pátio de manobras ferroviárias para a região do bairro Araretama.
Com essa mudança, as cancelas nas ruas Campos Sales, Frederico Machado e Voluntário Vitoriano Borges não precisarão mais ser acionadas por longos períodos.
Os trens passarão de forma mais fluida, minimizando o tempo de espera dos motoristas.
In the new section, an 1,800-meter branch is being implemented, parallel to the existing line, to allow trains to stop without compromising urban mobility.
The work should also contribute to the organization of railway logistics and greater safety around the tracks.
Passarela de pedestres no Araretama garante travessia segura
Além das obras voltadas aos veículos, a MRS Logística investiu R$ 7 milhões na construção de uma nova passarela no bairro Araretama.
A estrutura é equipada com rampas de acesso, escadas, proteção lateral e sistema de iluminação, proporcionando uma travessia segura para pedestres.
Segundo o prefeito Ricardo Piorino, a passarela beneficia diretamente milhares de moradores.
“A passarela se torna um caminho seguro e adequado para a travessia durante a passagem dos trens. Já o novo pátio de manobras vai reduzir significativamente o tempo de espera no trânsito”, destacou o prefeito.
Cancelas automatizadas trazem mais segurança para a população
A modernização das cancelas ferroviárias também está em fase final. Nas ruas Dr. Campos Sales, Frederico Machado e Vol. Vitoriano Borges, antigas estruturas manuais estão sendo substituídas por sistemas automatizados, equipados com sensores, sinais sonoros e placas de sinalização.
Esse investimento reforça o compromisso da MRS Logística com a segurança da população e com a fluidez no tráfego urbano.
O uso da tecnologia nos cruzamentos é essencial para evitar acidentes e garantir mais previsibilidade nos deslocamentos.
Muro de proteção reforça a segurança ao longo da ferrovia
Para evitar invasões indevidas e aumentar a segurança no entorno dos trilhos, a MRS Logística está construindo 7 quilômetros de muro de proteção nos trechos ainda desprotegidos.
Nos locais com passagens oficiais, a vedação será mista: com muro na base e tela de alambrado na parte superior, garantindo visibilidade e segurança.
Essa medida preventiva visa reduzir riscos, principalmente em áreas residenciais próximas à ferrovia. A empresa destacou que a iniciativa faz parte do pacote de investimentos focado na segurança operacional.
Pleitos em andamento e apoio político foram fundamentais
Durante o encontro com a MRS Logística, o prefeito de Pindamonhangaba também solicitou à ANTT a oficialização de uma nova passagem de pedestres no bairro Laerte Assumpção, ao lado da empresa Romagnole. O pedido está em análise pelo órgão regulador.
Piorino aproveitou para agradecer ao deputado federal Márcio Alvino, que atuou diretamente para viabilizar as melhorias junto ao governo federal.
“Essas conquistas começaram na gestão do ex-prefeito Dr. Isael e, com o apoio do deputado Márcio Alvino, conseguimos tornar realidade importantes investimentos que impulsionam o crescimento da cidade”, afirmou.
MRS Logística investments accelerate urban growth
The more than R$30 million invested by MRS Logística in Pindamonhangaba marks a turning point in the municipality’s urban infrastructure.
With modern projects focused on integrating neighborhoods, the city is moving toward a future with greater safety, mobility, and economic development.
MRS Logística’s work reaffirms the role of the railway sector as an agent of urban transformation, while also contributing to the modernization of logistics along the São Paulo–Rio de Janeiro axis.