Você já imaginou uma moto que custa apenas R$ 4 mil e promete conquistar o Brasil? Pois é, isso está prestes a se tornar realidade com a chegada da Bajaj Auto, uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia, que está pronta para expandir seu império no território brasileiro.
A Bajaj, conhecida por vender motos “como água” na Índia, vai inaugurar sua primeira fábrica fora do país asiático, situada em Manaus, no Amazonas. Esta novidade promete movimentar o mercado brasileiro de motos de maneira surpreendente e altamente competitiva.
Uma Nova Fábrica em Manaus
A planta de produção da Bajaj em Manaus deve começar a operar no segundo semestre de 2024. Inicialmente, a fábrica terá capacidade para produzir 20 mil motos por ano.
Esta movimentação faz parte de uma estratégia ousada da empresa para consolidar sua presença global, especialmente em um mercado tão competitivo como o brasileiro.
- HB20, criado especialmente para o Brasil, chega na Argentina com motor descartado em solo brasileiro por valor milionário
- Quais os carros com motor 3 cilindros no Brasil? Revolução ou cilada? A verdade que as montadoras não contam!
- Mini picape do SUV Tucson chega ao mercado maior que Fiat Toro, com dupla embreagem e motor 2.5 turbo que oferece 285 cv de potência para conquistar o coração dos brasileiros
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
Desde que chegou ao Brasil no final de 2022, a Bajaj já conquistou aproximadamente 2 mil clientes, um número significativo para uma recém-chegada.
Segundo a empresa, a abertura da fábrica própria da Bajaj permitirá à empresa otimizar a produção, reduzir custos e, consequentemente, oferecer preços mais competitivos.
Até então, a empresa utilizava a infraestrutura da Dafra para montar suas motos em regime CKD (Complete Knock Down).
Os Modelos da Bajaj no Brasil
Atualmente, a Bajaj oferece três modelos principais no Brasil: Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Cada um deles atende a diferentes perfis de consumidores, desde aqueles que buscam uma moto para o dia a dia até os que preferem uma experiência mais esportiva.
Veja um breve resumo dos modelos:
- Dominar 160: Equipada com um motor monocilíndrico de 160,3 cm³, oferece 17 cv de potência e 1,5 kgfm de torque.
- Dominar 200: Com um motor de 199,5 cm³, gera 24,5 cv e 1,9 kgfm de torque, ideal para uso diário.
- Dominar 400: A mais potente, possui um motor de 373,3 cm³, entregando 40 cv e 3,6 kgfm de torque, posicionando-se como uma sport tourer.
Comparação com as Motos Mais Baratas do Brasil
O que realmente chama a atenção é o modelo Bajaj Platina 100, que custa aproximadamente R$ 4 mil. Para entender o impacto da motocicleta, é interessante compará-la com outras motos populares no Brasil.
Bajaj Platina 100
- Preço: Aproximadamente R$ 4.000
- Motor: 102 cc, monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a ar
- Potência: 7,9 cv a 7.500 rpm
- Torque: 8,3 Nm a 5.500 rpm
- Transmissão: 4 marchas
- Autonomia: Aproximadamente 90 km/l
- Peso: 117 kg
Motos Mais Baratas no Brasil em 2024
- Preço: R$ 8.490
- Motor: 123,67 cc, monocilíndrico
- Potência: 7,2 cv a 7.500 rpm
- Torque: 0,8 kgfm
- Autonomia: Aproximadamente 40 km/l
- Preço: R$ 8.990
- Motor: 144,8 cc, monocilíndrico
- Potência: 8,5 cv
- Torque: 1 kgfm
- Autonomia: Aproximadamente 40 km/l
- Preço: R$ 9.570
- Motor: 109 cc, monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a ar
- Potência: 7,9 cv a 7.500 rpm
- Torque: 0,9 kgfm a 5.000 rpm
- Autonomia: Aproximadamente 59,6 km/l
Comparativo
Analisando Bajaj Platina 100, observa-se que o modelo indiano custa cerca de metade do preço da Shineray Worker 125, a moto mais barata no Brasil.
Quando o assunto é motor e potência, nota-se que, apesar do motor menor (102 cc), a potência da Platina 100 é comparável à Honda Pop 110i.
Já quando o tema é autonomia não tem para ninguém. Com impressionantes 90 km/l, a Platina 100 se destaca significativamente em termos de autonomia.
Por fim, quanto ao peso, destaca-se que a Platina 100 possui um peso similar ao das concorrentes, facilitando a pilotagem no trânsito urbano.
Expansão e Futuro
Além da nova fábrica, a Bajaj está expandindo sua rede de concessionárias. Atualmente, conta com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis, e está em processo de abertura de novas unidades em Belo Horizonte e Salvador.
Segundo o portal Vrum, essa expansão é acompanhada por uma parceria com a Âncora Consórcios para oferecer soluções financeiras acessíveis, facilitando ainda mais a aquisição das motos Bajaj.
Qual é a perspectiva para o futuro?
De acordo com o portal Motociclismo Online, a Bajaj, com sua estratégia agressiva de expansão e nova fábrica, deve não apenas aumentar sua participação no mercado, mas também pressionar concorrentes tradicionais, como Honda e Yamaha, a melhorarem suas ofertas.
Sendo assim, nota-se que a chegada da Bajaj ao Brasil pode revolucionar o mercado de motocicletas, trazendo modelos acessíveis e de alta autonomia.
Mas, será que estamos prestes a ver uma mudança significativa na preferência dos consumidores brasileiros? Deixe sua opinião nos comentários!