O investimento no porto da Petrocity – ES, será de aproximadamente 9 bilhões de reais, sendo 3,2 bilhões de reais em um terminal dedicado a carga conteineirizada e geral
O Ministério da Infraestrutura assinou, nesta teça-feira (12), os contratos de autorização para instalação do porto da Petrocity em São Mateus, no norte do Espírito Santo. Devido a pandemia a reunião foi online e contou com a presença do Senador Marcos do Val. Governo publica os editais para leilão de 2 terminais no Porto de Santos
Leia também
- Mineradora Vale vai investir 5 bilhões de dólares por ano em 2020 e 2021
- Com 7 milhões de botijões de gás, Reduc bate novo recorde de entrega de GLP
- Soldador, caldeireiro e profissionais PCD’s convocados com URGÊNCIA hoje (13) pela Demuth Máquinas Industriais no RS
A assinatura do contrato de exploração para o Centro Portuário São Mateus – CPSM, da Petrocity, é uma das etapas necessárias para que o empreendimento possa ter andamento
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
De acordo com o ministério o valor total do investimento será de aproximadamente 9 bilhões de reais, sendo 3,2 bilhões de reais em um terminal dedicado a carga conteineirizada e geral. O terminal deverá movimentar por ano cerca de 1,1 milhão de toneladas de carga geral e granel líquido, 475 mil veículos e 19,2 milhões de toneladas de carga conteineirizada.
O terminal também contará com uma base oficial da Marinha para a defesa estratégica do Brasil e para a proteção do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Senador Marcos Val, acredita que a instalação do porto no norte do estado será fundamental para o desenvolvimento econômico da região. “Essa é uma luta antiga que comprei desde o início do meu mandato. Colher os frutos dessa batalha é gratificante”, afirma o parlamentar.
De acordo com José Roberto Barbosa, presidente do grupo Petrocity, o Complexo Portuário de São Mateus será o primeiro projeto de retoma de investimentos privados no Brasil após o Coronavírus. “É o grande projeto, uma enorme plataforma logística”, afirma o presidente.
José Roberto ressaltou ainda a participação do senador Marcos do Val na viabilização do empreendimento. “Eu gostaria que todo o estado e o norte do Espírito Santo, principalmente, soubessem: quem está efetivamente, de forma politica e institucional, tocando isso em Brasília, a liberação desse empreendimento, é o senhor”, declarou.
Apesar da autorização, o porto ainda não está próximo e sair do papel. Nem mesmo as licenças ambientais foram autorizadas.