Na manhã de hoje (15), o Ministério da Infraestrutura (Minfra), a empresa Rumo antecipou R$ 5,1 bilhões referentes a parcelas devidas pela outorga das concessões da Malha Paulista e da Ferrovia Norte-Sul
Com esse valor de R$ 5,1 bilhões, a empresa Rumo quitou algo referente a 85% do seu saldo devedor ao governo, Ministério da Infraestrutura agradeceu. Outrossim, com esse acordo junto ao Ministério da Infraestrutura e a ANTT o dinheiro será depositado em conta ainda hoje (15).
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Empresa Rumo Renova Malha Paulista até 2058
Dos 5 bilhões depositados hoje, aproximadamente 2,8 bilhões equivalem a 70 prestações trimestrais, como mencionado anteriormente – 85% da divida quitada. O Ministro Tarcísio Gomes renovou as suas esperanças no atual governo Bolsonaro e postou um Tweet mais cedo destacando isso:
Sobre a Rumo Malha Paulista
A Rumo Malha Paulista, com 1.989 km de extensão, é o mais importante corredor de exportação do agronegócio em bitola larga (1,60 m), pelo qual circulam as cargas provenientes do Centro-Oeste, com origem na Rumo Malha Norte e Rumo Malha Oeste (esta última, em bitola métrica, acessa a Malha Paulista em Mairinque/SP, onde a bitola é mista) e destino ao Porto de Santos.
Cruza todo o Estado de São Paulo no sentido Noroeste-Sudeste, desde Rubinéia, às margens do Rio Paraná, até Santos. A descida da Serra do Mar é feita por simples aderência. Inclui também o ramal de Colômbia, que parte de Araraquara na direção Norte até atingir as margens do Rio Grande, e o ramal de Panorama, que parte de Itirapina na direção Oeste, até atingir o Rio Paraná.
Os principais fluxos de transporte são provenientes das malhas Norte e Oeste, com destino a Santos. As principais mercadorias movimentadas em 2018, em milhares de toneladas úteis, foram:
- milho, 9.855;
- soja, 6.996;
- açúcar, 2.629;
- farelo de soja, 4.053;
- óleo diesel, 1.428;
Grande parte da outorga deste projeto, calculada em R$ 2,91 bilhões, poderá ser direcionada para investimentos de interesse público, como novos investimentos na própria malha ou em outras intervenções da malha ferroviária nacional (investimentos cruzados). Essas melhorias serão de obrigação da concessionária.