Depois que a China aprovou no mês passado quatro portos em sua costa e aumentou demanda por minério de ferro, a Vale decidiu ampliar exportações do produto através de terminal no Maranhão
A Vale está mirando novos negócios para suprir demanda chinesa e pretende aumentar os embarques de minério de ferro para a país asiático. Para isso, a mineradora brasileira busca explorar terminal portuário no Maranhão.
Veja também outras notícias
- Petrobras avança venda de sete campos de petróleo e gás onshore, no estado do Amazonas
- Petrobras hiberna plataforma de petróleo na Bacia de Santos para reduzir gastos e transfere petroleiros
- Obras da Construção civil: Construtora Camargo Corrêa abre vagas de emprego para pedreiro, operador, encarregado, ajudante e mais
Solução logística multimodal contemplando um porto de águas profundas, o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) está localizado no estado do Maranhão e pode receber navios graneleiros de grande porte para transporte de minério de ferro, os chamados Chinamax ou Valemax.
A Vale está considerando um aumento na utilização dos navios depois que a China importou volumes recordes de minério de ferro para suprir demanda por matéria-prima da siderurgia, em virtude da alta nas áreas de infraestrutura e construção civil do país.
-
Apenas 47 dos 196 países confirmaram presença na COP30, deixando ONU e especialistas preocupados com credibilidade internacional do Brasil
-
Ganhe mais de R$ 6 mil sem sair de casa: profissões home office em alta desafiam empregos tradicionais e CLT no Brasil
-
Relatório do Banco Central que manda na economia do Brasil dita juros, inflação e câmbio, mas errou previsões em 17 dos últimos 20 anos
-
Novo plano da Vale busca incluir ferro entre minerais críticos, mesmo após receita de R$ 170 bilhões apenas em 2024
Ação da Vale acontece depois que a China aprovou quatro portos adicionais em sua costa
A forte demanda chinesa juntamente com preocupações com a oferta fizeram o preço do minério de ferro subir para patamares acima de US$ 110 por tonelada no mês de julho, um valor recorde desde agosto de 2019.
“Os Valemax da Vale foram criação do Brasil para aproximar suas minas da China. Portanto, as aprovações dos quatro portos profundos são um voto de confiança na capacidade (da Vale) de fornecer minério de ferro de qualidade. Achamos que é importante para a China ter fornecedores diversificados”, disse Paulo Salvador, executivo da operadora privada do terminal de Alcântara, Grão Para Multimodal (GPM).
Transporte minério de ferro da Vale para a China já resultou em acidente na costa do Maranhão
O Navio Mercante Stellar Banner, que encalhou na costa do Maranhão em fevereiro deste ano durante transporte de minério de ferro da Vale para a China, sofreu um ‘náufrago forçado’ a cerca de 150 quilômetros da costa do Maranhão.
Segundo a Marinha, o navio já está sendo preparado para evitar danos ao meio ambiente. Foram retirados resíduos oleosos, bem como objetos flutuantes ou de contaminantes a bordo. Saiba mais detalhes aqui.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.