O Brasil é um país fortemente ligado ao descarte incorreto de rejeitos do ramo da mineração e a mineradora Nexa Resources se tornou destaque na reciclagem de pilhas e baterias com sua planta de descarte adequado no estado de Minas Gerais.
Além de ter destaque no ramo da mineração de zinco em todo o mundo, nessa sexta-feira, (08/07), a Nexa Resources está com ótimos resultados quanto ao descarte dos rejeitos das suas atividades no setor mineral. Isso, pois a mineradora se tornou a maior na reciclagem de pilhas e baterias com sua planta de descarte adequado dos produtos em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, e vem contribuindo para uma mineração com mais responsabilidade ambiental.
Planta de reciclagem de pilhas e baterias da mineradora Nexa Resources é destaque na mineração no estado de Minas Gerais
Em meio a um cenário de fortes impactos ambientais causados pelo avanço da atividade mineradora no Brasil, a empresa Nexa Resources se consagra como uma grande contribuinte para o compromisso ambiental no estado de Minas Gerais. A empresa possui a maior planta de reciclagem de pilhas e baterias na região de Juiz de Fora, no estado mineiro, e vai em contramão ao descarte inadequado de produtos e rejeitos das explorações minerais, visto em grande parte do território nacional.
Os dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostram que o Brasil consome, em média, um total de 800 milhões de pilhas anualmente e, desse número total, apenas 5% recebe o descarte adequado ao fim da utilização.
- A maior escavadeira do planeta: um gigante de 226 metros e 14 mil toneladas, capaz de substituir o trabalho e a mão de obra de 40 mil mineradores, promete revolucionar a mineração no mundo
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
Dessa forma, o descarte inadequado desse produto contribui para problemas ambientais urbanos e a mineradora Nexa Resources vem investindo nos últimos anos na reciclagem de pilhas comuns, alcalinas, recarregáveis, além de baterias portáteis, para diminuir o impacto desse problema no estado mineiro.
Esse é um dos ativos da Nexa Resources atualmente voltado para a chamada mineração circular, que procura utilizar a reciclagem como forma de evitar o descarte inadequado de rejeitos e promover a reutilização de materiais.
Assim, os dados da empresa mostram que a mineradora realizou a reciclagem de mais de 207 toneladas de pilhas e baterias em 2021, equivalendo a cerca de 36,7 toneladas de zinco e outros metais recuperados e transformados pela companhia, que serão reutilizados na fabricação desses produtos.
Saiba como ocorre o processo de reciclagem das baterias e pilhas na planta da companhia e a importância da atividade para o meio ambiente
Todo o processo de reciclagem de pilhas e baterias da mineradora Nexa Resources é realizado em parceria com a empresa Green Electron na região de Juiz de Fora. Assim, o processo é iniciado com o recolhimento e o encaminhamento dos produtos para a planta de Juiz de Fora, onde as pilhas são inicialmente trituradas e blendadas com outras matérias primas e alimentadas no Forno Rotativo Waelz, onde ocorre a separação dos metais para a reutilização.
Dessa forma, as pilhas e baterias ganham uma nova finalidade e José Maximino Ferron, gerente geral da Nexa, na unidade de Juiz de Fora, destaca a importância do processo: “Os temas ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução do inglês) já fazem parte das nossas operações, que atua de forma sustentável, voltada para gestão de resíduos e promoção da economia circular. Com a reciclagem das pilhas e baterias, conseguimos fazer com que o zinco extraído seja reaproveitado como matéria-prima e utilizado na produção de zinco primário”.
Assim, a mineradora Nexa Resources continua sendo referência quanto à sustentabilidade e ao compromisso ambiental na mineração no estado de Minas Gerais e atua com a planta de reciclagem desde o ano de 2013, contribuindo para a minimização do problema do descarte inadequado na região.