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Meta anuncia corte de 10 mil funcionários e culpa juros alto e insegurança política mundial

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/03/2023 às 19:34
Atualizado em 15/03/2023 às 01:08
Meta
Meta (foto/divulgação)

A Meta, empresa responsável por gerenciar Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou nesta terça-feira (14) a demissão de 10.000 pessoas.

Essa seria a segunda onda de dispensas da empresa de tecnologia, que já demitiu 11.000 trabalhadores em novembro de 2022. Além das 10.000 demissões, a empresa tem 5.000 vagas a preencher, segundo nota da Meta enviada aos funcionários. Mark Zuckerberg, fundador e CEO da empresa, disse aos funcionários que vê “sinais vermelhos” em 2022 com queda na receita.

A Meta já anunciou que, nos últimos três meses de 2022, as receitas caíram 4% em relação ao ano anterior – embora a empresa ainda tenha conseguido registrar um lucro de mais de US$ 23 bilhões em todo o ano de 2022.

Anúncio da Meta vem no mesmo momento da medida de cortes de outras empresas de tecnologia

O anúncio ocorre no momento em que várias grandes empresas de tecnologia, incluindo Google e Amazon, lutam para equilibrar medidas de corte de custos com a necessidade de permanecerem competitivas.

No início deste ano, a Amazon anunciou planos para cortar mais de 18.000 empregos devido à “incerteza econômica” e à rápida contratação durante a pandemia, enquanto a Alphabet, empresa controladora do Google, cortou 12.000 empregos. O Twitter e a Microsoft também cortaram milhares de empregos.

Porque a Meta e outras empresas estão demitindo?

Zuckerberg apontou a ampliação das taxas de juros nos EUA, a insegurança geopolítica global e o aumento da regulamentação como alguns dos fatores que afetam as empresas visadas e contribuem para a desaceleração econômica. Muitas dessas empresas – como a Meta – têm modelos de negócios baseados em receita de publicidade.

Especialistas acreditam que estas empresas estão enfrentando uma combinação de fatores econômicos negativos: as empresas gastam menos em publicidade e a base de usuários tem menos dinheiro para gastar, o que torna o espaço publicitário existente.

Especificamente, a Meta aumenta as apostas no metaverso de Mark Zuckerberg, que acredita que os ambientes virtuais serão a próxima grande novidade. Kleinman analisou que, se estiver certo, a Meta voltará ao topo do setor. Mas se ele estiver errado, os US$ 15 bilhões que gastou até agora na aposta podem não valer nada.

Meta encerra apoio para NFTs no Instagram e no Facebook

Depois de meses trabalhando com tokens não fungíveis (NFTs), a Meta decidiu parar de oferecer suporte a colecionáveis ​​digitais em sua rede social. Stephane Kasriel, chefe de negócios e tecnologia financeira da Meta, anunciou a notícia em sua conta no Twitter.

A Meta começou a testar NFTs com usuários selecionados do Instagram em maio passado, permitindo que os usuários da plataforma exigissem seus NFTs. Dois meses depois, a empresa de Mark Zuckerberg expandiu o suporte NFT na rede social para criadores em 100 países.

A decisão da empresa de fechar o apoio para NFTs ocorre em meio a uma desaceleração na indústria de tecnologia como um todo. Os NFTs caíram, assim como os preços das criptomoedas e das ações de inteligência.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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