Fuga maciça de dinheiro do Brasil – mas empresas norueguesas permanecem na indústria de petróleo e gás
O Brasil pode ver um declínio no investimento estrangeiro de até 40% na indústria do petróleo e gás em 2020, as empresas norueguesas estão investindo mais no país mesmo com a privatização da Petrobras.
Leia também
- Mais de 2.000 vagas em cursos gratuitos no Senac em regiões do Maranhão
- Pedreiro, Pintor, carpinteiro, auxiliar de obra e muito mais vagas de emprego na construção civil pela Kemp engenharia
- Usinas hidroelétricas e os seus principais desafios Matriz energética brasileira
Foram semanas muito estressantes, diz Kjetil Solbrække, ex-chefe da Statoil no Brasil
Ele tinha acabado de abrir sua própria companhia de petróleo e gás e estava comprando seus primeiros campos de petróleo quando a pandemia corona o atingiu.
Mas o acordo com a estatal brasileira de petróleo Petrobras foi implementado e a produção dos campos no norte do Brasil já está em andamento. As oportunidades ainda são grandes no Brasil, diz Solbrække.
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Petrobras é considerada a maior porta de entrada para o mercado offshore do mundo na indústria fornecedora de petróleo e gás
O Brasil está entre os países do mundo mais atingidos pela pandemia corona. Isso levou a uma forte desaceleração econômica e a uma fuga maciça de capitais do país. De acordo com especialistas, pode haver um declínio de até 40% no investimento estrangeiro direto na indústria do petróleo e gás em 2020. Mas a fuga de dinheiro começou antes mesmo da pandemia atingir o país.
Um dos motivos é que muitos investidores não têm certeza de onde o polêmico presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, liderará o país. Isso se aplica, entre outras coisas, à sua política climática e ambiental, que preocupa os investidores internacionais. Outra razão para a fuga de capitais é que as autoridades reduziram drasticamente as taxas de juros. Assim, é menos lucrativo ter poupança nos bancos brasileiros.
Investimento certo na indústria de petróleo e gás
As empresas norueguesas investiram pesadamente no Brasil. Com exceção da UE e dos EUA, este é o maior mercado para investimentos noruegueses no exterior. Mais de uma centena de empresas norueguesas, entre elas Equinor, Hydro, Aker Solutions, Statkraft, DOF e Yara, estão estabelecidas no país. As organizações norueguesas afirmam que não será a privatização da Petrobras que as farão desistir de investimentos no Brasil.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.