Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), afirma que o mercado produtor de petróleo e gás no Brasil é um dos maiores no mundo, ficando no TOP10
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais de petróleo e gás natural nos últimos dez anos. O levantamento foi realizado pelo e divulgado na última quinta-feira (5), em comemoração aos dez anos do início da divulgação da produção nacional da commodity.
Leia também
- Processamento de petróleo nas refinarias caiu 26% em abril, de acordo com a ANP
- BR Distribuidora é autorizada pela ANP para comercializar gás natural
- Prêmio ANP deste ano terá duas novas categorias: redução de impactos ambientais / energias renováveis e tecnologias submarinas
- Abertura do mercado de refino deve alcançar também a logística, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP)
Empresas lideres no mercado de produção de petróleo almejam o top 5 para o Brasil
Segundo projeções do governo, a estimativa é de que nos próximos dez anos o mercado de petróleo e gás do Brasil alcance a quinta colocação no ranking mundial de produção de petróleo. Por sua vez, a ANP destacou que, na última década, o pré-sal tornou-se protagonista da indústria offshore de águas profundas no mundo.
“Entre setembro de 2010 e setembro de 2020 ocorreram profundas mudanças no ambiente de produção de petróleo e gás no país, trazendo os holofotes da produção da bacia de Campos para o pré-sal da bacia de santos”, destaca a ANP no documento.
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
- Estado brasileiro pode se tornar um dos mais ricos do país com investimento BILIONÁRIO no setor de petróleo e gás e promete gerar mais de 400 novos empregos diretos!
- Petrobras negocia com a Raízen para se tornar uma potência também no setor de etanol
Verificou-se também que a produção de petróleo e gás do pré-sal cresceu quase 60 vezes, ultrapassando a marca de 2 milhões de barris / dia no período dos últimos dez anos. Só em 2011, foram comemorados os primeiros 100 mil barris produzidos por dia na região.
Em novembro de 2018, o então campo de Lula, hoje Tupi, ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris por dia, após ter superado em abril de 2017 a produção da região acima da camada de sal oceânico, até então a única região explorada no país.