Menos 10 milhões de m³ por dia de gás natural! YPFB reduz entrega para Petrobras

NTS, técnicos, engenheiros, vagas, sudeste, NTS, gás natural NTS, técnicos, engenheiros, vagas, sudeste, NTS, gás natural




Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB) irá reduzir em 10 milhões de m³ por dia a entrega de gás natural para Petrobras

Foi assinado hoje (06) pela Petrobras, um novo aditivo ao contrato de suprimento de gás natural que a estatal brasileira tem com a YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), da Bolívia.

Neste novo feito, foi acordado que a obrigação do fornecimento de gás natural pela companhia boliviana para a Petrobras será reduzido, saindo dos atuais 30,08 milhões de m³ por dia para 20 milhões de m³ por dia.

O acordo, firmado em 1999, se refere ao volume de gás natural contratado no início da operação do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que ainda não foi retirado pela Petrobras. O volume deste combustíveis que deixará de ser repassado à estatal brasileira, poderá ser comercializado livremente pela YPFB com outros agentes do mercado do Brasil.

A diminuição da quantidade de gás recebido pela brasileira faz parte do compromisso em reduzir sua dominância no mercado nacional de gás. A medida também conclui um dos termos previstos no Termo de Cessação de Conduta (TCC) assinado pela Petrobras com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

De acordo com a empresa, “A celebração deste aditivo ratifica o compromisso da Petrobras com a abertura do mercado brasileiro de gás natural, estimulando sua concorrência ao incentivar a entrada de novos agentes”.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos