Colaboração para a tecnologia autônoma para navios. Esse foi o objetivo da união entre a ABS e a HD Hyundai. Durante a maior feira do mundo de tecnologia, ocorrida em Las Vegas nos últimos 5 a 8 de janeiro, a Consumer Electronics Show (CES), elas anunciaram o término dos entendimentos acerca dos seguintes assuntos que favorecem a indústria naval. São eles, Gerenciamento de Saúde de Maquinário Autônomo, de Segurança Autônoma, de Sistema Autônomo de Fornecimento de Gás Combustível, e de Gerenciamento de Gás Boil-off inteligente. Todos os acordos para essas áreas foram baseados em inteligência artificial.
O acordo está sendo balizado pela experiência com o Prisma Courage. O navio é uma transportadora de gás natural liquefeito (GNL) que possui 180 mil m3. Saindo do Freeport, na costa do Golfo do México, o caminho percorrido teve 20 mil quilômetros de navegação autônoma, e em sua rota passou pelo Canal do Panamá, e teve como destino o Terminal Boryeong LNG, localizado na Coréia.
A viagem foi controlada pelo sistema HiNAS 2.0, da Avikus, subsidiária da HD Hyundai. O sistema opera com tecnologia de inteligência artificial que utiliza a direção autônoma por meio de big data e IoT (internet das coisas), e levou em conta a presença das demais embarcações da rota, bem como as condições marítimas e meteorológicas. O evento foi um marco para toda a indústria naval, como avaliado por um dos assinantes do acordo.
A ideia é já realizar projetos de desenvolvimento conjunto (JDPs) a partir do primeiro trimestre deste ano. Para tanto, além da Avikus, faz parte do memorando a Korea Shipbuilding and Offshore Engineering (KSOE), outra subsidiária da HD Hyundai. O modelo segue as diretrizes estratégicas delimitadas no acordo assinado em 2022.
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
- Com crescimento recorde e investimento em hidrogênio verde, o Porto do Pecém, no Ceará, surge como a próxima grande potência frente aos portos de Santos e Suape
Resolução de desafios operacionais e certificações
A ABS é uma empresa Global de Certificações, Auditorias, Inspeções e Treinamentos nas Normas de Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Responsabilidade Social, Gestão da Energia, Gestão de Ativos, Segurança da Informação, Privacidade de Dados e outros temas. Com operações nas indústrias petroleira, nuclear, governamental, marítima, energia eólica e renovável, e mineração, atualmente, realiza operações em mais de trinta países.
Nessas operações, o objetivo é o fornecimento de gestão da segurança, gestão de riscos, e gestão de integridade, realizando desafios grandiosos com players significativos das indústrias relacionadas, como é a HD Hyundai para a indústria naval.
Para essa indústria, o controle de navios por inteligência artificial é uma conquista para tecnologias de hardware e de software, uma vez que o custo de manutenção desses equipamentos é bem superior à manutenção de mão de obra humana. São desafios porque, também, possuem baixa viabilidade econômica, sem contar que os portos precisam ter tecnologia e serem projetados para o recebimento dessas embarcações. Há que se driblar, ainda, aqueles que, ao invés de enfrentar os desafios, preferem considerar a questão como uma mera questão de jogada de marketing. Mas não parece ser a crença dos JDPs, e se este horizonte está próximo, é o que prometem.