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Marketing ambiental — Empresas pretendem descarbonizar a indústria marítima visando a sustentabilidade e envolvimento nas questões ambientais

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/01/2023 às 22:19
descarbonizar a indústria marítima
Marketing ambiental — Empresas pretendem descarbonizar a indústria marítima visando a sustentabilidade e envolvimento nas questões ambientais (Foto/divulgação)

Para atingir as metas de redução de gases de efeito estufa estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO), descarbonizar a indústria marítima pode ser uma grande solução.

Muitos especialistas concordam que é necessária uma abordagem multifacetada, incluindo fontes de energia renováveis, como eólica e solar, aproveitando a tecnologia de hidrogênio e desenvolvendo novas tecnologias, como é o caso de descarbonizar a indústria marítima. O transporte marítimo é uma das formas de transporte de mercadorias com maior eficiência energética em comparação com outros meios de transporte, pois, por exemplo, usa cinco vezes mais energia.

No entanto, a dependência quase total de combustíveis fósseis no setor marítimo torna-o desproporcionalmente intensivo em energia e a descarbonizar a indústria marítima vem sendo bastante pesquisada.

Além disso, como aproximadamente 90% do comércio mundial é feito por via marítima, a indústria naval é responsável por 3% de todas as emissões globais. Especialistas dizem que, se a indústria mantiver sua atual intensidade de carbono, ela poderá aumentar para 10% até 2050.

Como a descarbonizar a indústria marítima pode ser útil

O hidrogênio pode ajudar a descarbonizar a indústria marítima global, de acordo com a Estratégia de Hidrogênio do governo do Reino Unido.

A razão não é apenas porque pode alimentar navios, mas a tecnologia de hidrogênio também é compatível com muitos outros elementos. Por exemplo, o uso de fontes de energia renováveis, como o hidrogênio, para alimentar as atividades portuárias, como o manuseio de carga, teria um enorme impacto na pegada de carbono da indústria marítima, pois os portos são centros onde a terra e o mar se encontram.

Semelhante aos combustíveis fósseis, o hidrogênio pode ser armazenado e transportado em tanques. Além disso, os navios existentes podem ser adaptados com tecnologias de hidrogênio, como células de combustível. Ao contrário das baterias, as células de combustível de hidrogênio precisam ser reabastecidas com frequência, reabastecendo rapidamente e são mais adequadas para navios maiores que exigem viagens internacionais mais longas.

Além disso, armazenar e transportar hidrogênio em contêineres como líquido ou gás comprimido não apenas apresenta riscos à saúde e à segurança, mas também requer mais espaço de armazenamento em temperaturas extremamente baixas. Outro grande desafio é que, para o combustível de hidrogênio ser uma solução verdadeiramente limpa, ele precisa ser produzido por eletrólise usando fontes de energia renováveis, como energia solar e eólica.

Como descarbonizar a indústria marítima pode ser escalável usando a tecnologia de hidrogênio e outras alternativas limpas?

Além da necessidade de mais adotantes da tecnologia, muitas lacunas na cadeia de suprimentos de hidrogênio devem ser abordadas para atender à demanda futura. Por exemplo, é preciso haver mais fornecedores que possam oferecer suporte ao armazenamento comprimido de hidrogênio em larga escala, bem como fabricantes de dutos qualificados para trabalhar com hidrogênio.

Em resumo, como em outras indústrias, descarbonizar a indústria marítima em larga escala do setor marítimo exigirá o uso de todas as soluções viáveis ​​de energia limpa, não apenas a tecnologia de hidrogênio.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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