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Marinha do Brasil prestes a receber o HMS Bulwark? O que está por trás dessa embarcação misteriosa?

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 10/03/2025 às 15:14
embarcação HMS Bulwark será que a Marinha do Brasil pega
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A Marinha do Brasil pode estar prestes a incorporar o HMS Bulwark à sua frota, mas quais desafios e benefícios essa embarcação traria? Descubra todos os detalhes dessa possível aquisição e suas implicações para a defesa nacional.

A Marinha do Brasil pode ganhar um reforço significativo em sua frota com a possível aquisição do HMS Bulwark, uma embarcação de assalto anfíbio da classe Albion, recentemente reformada pela Royal Navy.

Portanto, essa negociação gera amplos debates, pois envolve custos, estado da embarcação e viabilidade operacional para a Esquadra Brasileira. Segundo o site Defesa Aérea & Naval, a Royal Navy disponibilizou o navio para venda como parte de sua estratégia de corte de custos.

A Royal Navy, ao reduzir custos operacionais, colocou o HMS Bulwark à venda por aproximadamente £20 milhões.

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HMS Bulwark: O Próximo Navio de Assalto Anfíbio da Marinha do Brasil?

No entanto, esse valor surpreende, pois o investimento recente para sua manutenção foi de £72 milhões. Assim, a Marinha do Brasil enviou uma delegação ao Reino Unido para avaliar as condições da embarcação e aprovou o estado do navio.

Segundo o site Defesa Aérea & Naval, essa avaliação ocorreu no início de março de 2025 e os militares brasileiros consideraram o navio em boas condições operacionais.

Entretanto, questões críticas ainda precisam de análise, como custos de manutenção a longo prazo e investimentos para sua operação eficiente.

O HMS Bulwark é a melhor opção para a Marinha do Brasil?

Mídias britânicas também mencionaram a possibilidade de aquisição do HMS Albion.

Contudo, seu estado atual exigiria um investimento financeiro muito alto para recuperá-lo. Dessa forma, a opção mais viável seria a compra exclusiva do HMS Bulwark.

Além disso, esse reforço traria um impacto positivo para a capacidade de projeção anfíbia da Marinha do Brasil, que atualmente conta com o NDM Bahia e o NDCC Saboia para esse tipo de operação.

O HMS Bulwark apresenta vantagens estratégicas, incluindo uma grande capacidade de transporte de tropas, blindados e helicópteros.

Dessa maneira, o suporte logístico se tornaria mais eficiente em situações de guerra, desastres naturais ou operações humanitárias.

Além disso, seu sistema de radares e CMS (Combat Management System) é similar ao do NAM Atlântico, já em operação na MB, facilitando a integração e manutenção desses sistemas dentro da estrutura naval brasileira.

Desafios financeiros e logísticos da aquisição

Apesar das vantagens operacionais, desafios financeiros e logísticos não podem ser ignorados.

Afinal, a incorporação do HMS Bulwark exigiria a seleção e treinamento de 325 tripulantes, que precisariam viajar ao Reino Unido para adaptação e formação.

Além disso, custos com hospedagem, treinamento operacional e translado do navio até o Brasil devem ser considerados.

Portanto, esses aspectos tornam a aquisição uma decisão que precisa de um planejamento sólido.

O HMS Bulwark foi lançado ao mar em 15 de novembro de 2001 e comissionado em 10 de dezembro de 2004.

Com 176 metros de comprimento, boca de 28,9 metros e calado de 7,1 metros, seu deslocamento atinge 19.560 toneladas.

Assim, sua velocidade máxima chega a 18 nós (33 km/h), com um alcance operacional de 8.000 milhas náuticas (13.000 km).

Além disso, sua tripulação fixa conta com 325 militares e capacidade para transportar 405 tropas em condições normais, podendo acomodar até 710 em sobrecarga.

Principais características técnicas

O HMS Bulwark utiliza um sistema diesel-elétrico composto por dois geradores a diesel Wärtsilä Vasa 16V32E, dois geradores a diesel Wärtsilä Vasa 4R32E e dois motores elétricos, que impulsionam dois eixos com hélices.

Além disso, um bow thruster auxilia nas manobras em portos.

Seu armamento inclui dois sistemas CIWS e dois canhões Oerlikon de 20mm.

Para operações de desembarque, a embarcação conta com quatro embarcações médias LCU Mk.10 e quatro embarcações leves LCVP Mk.5.

No setor de aviação, há dois pontos de pouso para helicópteros de grande porte, como o Chinook.

Entretanto, o navio não possui hangar para aeronaves.

Como o HMS Bulwark fortaleceria a frota brasileira?

A aquisição do HMS Bulwark representaria um reforço significativo para a Marinha do Brasil, principalmente ao considerar sua capacidade operacional em conjunto com o NAM Atlântico.

Afinal, ambos os navios operaram juntos quando o NAM Atlântico ainda era o HMS Ocean, o que indica uma integração fluida entre suas estruturas e sistemas de comando.

Por outro lado, desafios precisam de atenção.

O Brasil enfrenta históricos contingenciamentos orçamentários nas Forças Armadas, o que pode dificultar pagamentos e manutenção da embarcação a longo prazo.

Além do custo de aquisição, gastos com operação, treinamento de tripulação e adequação da infraestrutura para receber o navio entram na equação financeira.

Portanto, a decisão precisa ser analisada com cautela.

O que esperar do futuro da negociação?

Outro fator crítico é o tempo necessário para operacionalizar o HMS Bulwark na Marinha do Brasil.

O processo envolve o envio de tripulação ao Reino Unido para treinamentos especializados, além da realização do Handover (transferência oficial da embarcação) e do FOST (Fleet Operational Sea Training).

Dessa forma, garantiria que o navio opere com máxima eficiência sob comando brasileiro.

A decisão final dependerá de estudos detalhados, avaliando o impacto financeiro e a melhoria estratégica que o HMS Bulwark traria à Esquadra Brasileira.

Segundo o site Defesa Aérea & Naval, a Marinha do Brasil ainda não confirmou oficialmente a intenção de compra, mas segue avaliando os custos e benefícios dessa aquisição.

Caso a compra seja viabilizada, a expectativa é que o navio contribua de forma significativa para a defesa e operações navais do Brasil nos próximos anos.

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Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

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