1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Marinha do Brasil e Embraer fecham acordo inédito para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Marinha do Brasil e Embraer fecham acordo inédito para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/04/2024 às 19:14
Marinha do Brasil e Embraer fecham acordo inédito para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação
Foto: Divulgação

Um acordo entre Marinha do Brasil e Embraer foi fechado nesta semana para desenvolvimento, pesquisa e inovação. Entenda como funcionará o contrato de cooperação e o que esperar.

Na terça-feira, dia 2, a Marinha do Brasil em conjunto com a Embraer estabeleceu uma parceria visando o apoio mútuo em pesquisas, desenvolvimento e inovação. A essência desta colaboração se concentra no aprimoramento de tecnologias para radares de busca de superfície e de vigilância costeira, destacando-se o avanço do projeto Radar Gaivota X. Essa aliança estratégica foi oficializada durante o evento LAAD, realizado em São Paulo.

Confira os detalhes e entenda como funcionará o acordo entre Marinha do Brasil e Embraer

O Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano afirmou que a Marinha do Brasil está orgulhosa de fazer parceria novamente com a Embraer. Este acordo fortalece a continuidade de uma colaboração de longo prazo com uma empresa líder global em tecnologia que expandirá o leque de capacidades para a Marinha do Brasil cumprir suas missões.

Sua experiência no Radar X será complementada pelas tecnologias de ponta e capacidades avançadas da Embraer, permitindo compartilhar conhecimento e desenvolver cooperativamente soluções de ponta ao mercado global.

Fábio Caparica, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Embraer Defesa & Segurança, afirmou que a empresa está muito satisfeita em assinar este novo acordo com a Marinha, instituição com a qual possui uma relação sólida e de longo prazo.

O acordo entre Marinha do Brasil e Embraer não trará apenas muitos avanços para ambos os lados, mas também para a Base Industrial de Defesa do país. Os estudos da Marinha do Brasil e da Embraer abrangem a integração do Radar Gaivota X com o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado e com o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA).

Conheça melhor o Radar Gaivota X

O acordo entre Marinha do Brasil e a Embraer traz uma importante contribuição para expandir tanto o alto conteúdo tecnológico dos Programas Estratégicos da Marinha quanto o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Defesa.

O Radar Gaivota X é um projeto de fabricação 100% brasileira, e que opera na banda X, isto é, entre 8 e 12 GHz e que foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O Gaivota X da Marinha do Brasil atua em dois canais: um de superfície, onde enxerga-se até a linha do Horizonte e o de busca aérea, onde seu alcance de detecção varia de 40 km (míssil Exocet) até 200 km (aeronave de grande porte). Além da capacidade de busca a Marinha do Brasil em suas requisições, pede com que o radar possua capacidade de guiamento de míssil superfície-ar. Por ser totalmente nacional, o radar tem um hardware definido pelo seu software, assim, o operador final terá autonomia total e acesso aos parâmetros e configurações do software do radar.

Conheça a Embraer

A empresa aeroespacial global sediada no Brasil, atua nos segmentos de aviação Comercial, Defesa & Segurança, Aviação Executiva e Aviação Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa sistemas e aeronaves, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a empresa já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x