Serão realizadas obras para construção de vertedouro na Barragem Doutor da Vale, com previsão de mais de 300 vagas de emprego em Minas Gerais
A mineradora Vale deve iniciar em breve as obras para implementação de um canal extravasor, também conhecido como vertedouro, em uma barragem de Minas Gerais, com previsão de conclusão em 2021. As obras já foram informadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e vão demandar cerca de 300 vagas de emprego, sendo que 200 delas já foram preenchidas por trabalhadores da região, contratados pelo Sine.
Leia também
- Estudos realizados comprovam que fontes renováveis, como energia solar e eólica, são mais baratas do que se pensava
- Petrobras recebe nesta quinta-feira propostas para o gerenciamento do Projeto Búzios 5
- Shell vai entrar no mercado de energia eólica offshore do Brasil: “uma questão de tempo”
Com o objetivo de manter o nível de água do reservatório da barragem da Vale rebaixado e aumentar a segurança e estabilidade da estrutura, as obras fazem parte da primeira fase do processo de descaracterização. Elas serão realizadas na Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, no município de Ouro Preto, Minas Gerais.
Os moradores que estão na nova Zona de Autossalvamento (ZAS) estão sendo realocados para outros imóveis na nova etapa de remoção planejada, com base na validação pela auditoria do Ministério Púbico de Minas Gerais da última mancha de inundação da barragem da Vale.
- Túnel subaquático no Brasil ligará 11 municípios! Obra com 29 metros de profundidade custará R$ 1 bilhões e gerará 11 MIL empregos
- Como pontes sobre a água são construídas? A ENGENHARIA por trás dessas estruturas incríveis
- Barragem de US$ 5 bilhões no Rio Nilo pode causar guerra na África? Egito enfrenta risco de falta d’água enquanto Sudão pode sofrer inundações
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
Fases de execução das obras da Vale em Minas Gerais
As obra do vertedouro da Vale serão realizadas aos poucos em regiões periféricas da barragem, sendo que a fase inicial contará com serviços de supressão vegetal, limpeza do terreno, terraplenagem e escavação do canal.
Logo após a finalização do vertedouro, haverá a implementação de reforços externos à barragem, recuperação ambiental e reintegração da área ao meio ambiente local, dando continuidade a descaracterização da Barragem Doutor, operada pela mineradora Vale.
Monitoramento
A Vale irá realizar constantemente o monitoramento dos indicadores de uso de água, qualidade do ar e de ruídos, de modo a garantir a efetividade das ações de controle durante a execução das obras e ações contínuas para reforçar a segurança da barragem em Minas Gerais também estão sendo efetuadas.
Além disso, medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus entre os trabalhadores e moradores da região de Minas Gerais serão tomadas pela mineradora Vale, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades.