A usina de energia solar de Janaúba contará com os rastreadores solares modelo NX, um dos mais tecnológicos do ramo da energia renovável
A Nextracker, maior fabricante norte-americana de rastreadores solares, subsidiária da Flex, anunciou por meio de nota que foi contactada pela empresa brasileira líder de EPC Andrade Gutierrez e pela antiga desenvolvedora Brookfield, hoje Elera Renováveis para fornecer um total de 830 MW de seus rastreadores solares modelo NX, que estará na fase I da usina de energia solar de Janaúba, em Minas Gerais.
Leia também
Assim que a planta for concluída, será considerada a maior do ramo de usina de energia solar na América do Sul, já com previsão para começar a operar no início de 2022.
Projeto de desenvolvimento e novas usinas de energia solar no Brasil
A canadense Elera Renováveis (Brookfield Asset Management) fechou acordo para a aquisição e aperfeiçoamento de um projeto de desenvolvimento de e energia solar de nível avançado de 1.200 MW em nosso país.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
A Nextracker informou que forneceu mais de 45 GW de seu rastreador solar NX Horizon, afirmando que ele irar ajudar a Elera Renováveis a aumentar o nível de desempenho da planta de Janaúba, diminuindo custos operacionais.
“O escritório regional da Nextracker no Brasil apoiará o projeto com consultoria de engenharia, bem como serviços de comissionamento, gestão de ativos e análise avançada de dados para manutenção preventiva. As equipes de instalação se beneficiarão do programa de treinamento de instaladores PowerworX Academy da Nextracker para aprender as melhores práticas no local e no centro de treinamento da empresa em Sorocaba, estado de São Paulo.”, acrescentou a empresa
Ramo de usinas de energia solar no país
O Brasil atualemente se enquadra em um dos maiores polos de energia solar de crescimento na região da América Latina, com cerca de 7,4 GW de potência instalada. O estado de Minas Gerais é o primeiro da lista de estados brasileiros com alta capacidade geração e fornecimento de energia solar.
Agora, o estado se prepara para abrir espaço a linhagem de rastreadores solares da Nextracker, maior fornecedor de tecnologia de sistema fotovoltaico do mundo.