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Maersk pode acabar com monopólio da Tecon no Porto de Suape e gerar mais empregos, porém futuro da economia é incerto

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 01/06/2022 às 08:23
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Tudo indica que o Estaleiro Atlântico Sul, no porto de Suape, vai aceitar a proposta da Maersk de R$ 895 milhões
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A Justiça de Ipojuca (PE) marcou o leilão do cais interno do Porto de Suape para o dia 21 de junho

Para atender ao plano de recuperação judicial elaborado pelos credores do Estaleiro Atlântico Sul, localizado no porto de Suape, a Justiça de Ipojuca (PE) marcou para o próximo dia 21 de junho o leilão do cais interno do empreendimento. A disputa está aberta para empresas que desejam concorrer, porém terão que duelar com as gigantes Tecon e Maersk. A primeira, filipina, já opera um terminal público no porto organizado, atrelado ao controle de regras da União. Já a segunda, dinamarquesa, uma das maiores de navegação do mundo, já apresentou uma proposta de R$ 895 milhões. A expectativa também é de geração de empregos.

Tudo indica que o Estaleiro Atlântico Sul, no porto de Suape, vai aceitar a proposta oferecida pela Maersk por meio da da APM Treminals, pois está em recuperação judicial, vendendo ativos para pagar credores. Assim, devem surgir novos investimentos e oportunidades de empregos, ainda que não se saiba o tanto exatamente por enquanto.

Outro ponto positivo, enxergado por especialistas em indústria naval, é que uma nova detentora do espaço poderá promover melhorias na estrutura e sistemas operações de embarque e desembarque de contêiner no Porto de Suape. O empreendimento sofre com as maiores tarifas do setor em âmbito global, justamente por conta dos preços praticados pela Tecon Suape, atual operadora do terminal de contêineres do porto pernambucano.

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De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os filipinos praticam a taxa do manuseio de carga em terminais portuários (Terminal Handling Charge) mais alta do Brasil. Segundo a Antaq, um contêiner do armador CMA CGM de 20 pés no Porto de Suape custa US$ 308 de THC, enquanto o de Santos (SP) paga-se US$ 185 e em Pecém (CE), o valor é de US$ 195.

Presidente do Porto de Suape diz que participação da Tecon em leilão “vai ser ruim para Pernambuco”

A possibilidade da Tecon participar do leilão já era dada como certa entre empresários com atuação em Pernambuco. Porém há lamentações. O próprio presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, confirmou a participação dos filipinos no certame para concorrer com a proposta da Maersk.

Em entrevista a um importante blog de notícias sobre política e economia local, Gusmão, disse que a participação da Tecon na disputa por parte do porto – que já o mais caro do Brasil – será negativo ao Estado por conta do monopólio que já existe.

“O Tecon Suape está se habilitando e vai ser ruim se eles participarem. Será trocar seis por meia dúzia”, disse o presidente do Porto de Suape. Acontece que se os filipinos vencerem, vão abrir mão do terminal público para ter um terminal privativo. Portanto, provavelmente iriam abandonar o terminal público. “Seremos obrigados a realizar uma nova licitação”, explicou Gusmão.

O Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, é administrado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e Camargo Correa. As empresas têm o objetivo de pagar dívidas com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, através da venda de ativos. O BNDES é o maior credor do antigo projeto de indústria naval.

Em 2021, o grupo de credores tentou vender as áreas do empreendimento em bloco, mas não surgiram interessados. A nova estratégia é vender em partes. As laterais receberam proposta da Maersk, mas a central continuará à disposição das empreiteiras com atividades de reparos de navios.

O valor mínimo para aquisição da UPI Pré-Constituída B integral é R$ 895.000.000,00 (oitocentos e noventa e cinco milhões); UPI- B Cais Sul é R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Divisão sugerida para alienação judicial da área do Estaleiro

Números do Estaleiro Atlântico Sul

Atualmente, o Estaleiro Atlântico Sul conta com cerca de 500 funcionários. Entre os anos de 2007 e 2014, chegou a gerar mais de 11 mil empregos. Naquela época, Pernambuco foi apontado como um Estado em situação de quase pleno emprego. Em 2021, a empresa realizou serviços em 11 embarcações, o que gerou receitas de R$ 65,4 milhões tornando possível uma geração de caixa líquida de R$ 26,6 milhões.

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Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

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