“Este é um dos primeiros passos no transporte pesado em direção ao uso de energia 100% renovável”, diz Knud Erik Andersen, CEO da European Energy
A Maersk firmou parceiras para produzir combustível verde para o primeiro navio a operar com metanol neutro em carbono. A REintegrate, subsidiária da empresa dinamarquesa de energia renovável European Energy, junto à Maersk, estabelecerão uma nova instalação para produzir, aproximadamente, 10 mil toneladas de e-metanol que novo navio consumirá anualmente.
Leia também
- ANP descobre que a Petrobras explorou por 10 anos poço de gás sem pagar participações especiais e prejuízo público pode chegar a R$ 26 bilhões
- Scania, líder global em produção de caminhões pesados, ônibus e motores, convoca candidatos de ensino médio, técnico e superior para vagas de emprego em sua fábrica de São Paulo
- Petrobras investe em tecnologia para monitoramento remoto de plataformas na Bacia de Campos
- 44 anos da Bacia de Campos: conheça os dez fatos que fortalecem a presença da gigante do petróleo brasileiro na região
- Petrobras anuncia investimentos de US$13 bilhões na Bacia de Campos até 2025 e Rio de Janeiro será contemplado com muitos empregos, royalties, participações especiais e dividendos
- Maersk fatura seu maior contrato de projeto de todos os tempos com a gigante do petróleo brasileiro; o escopo envolve obras de engenharia, aquisição, construção e instalação do FPSO Mero 2
A Maersk trabalhará em estreita colaboração com as empresas no desenvolvimento da instalação. Esta parceria pode se tornar um modelo de como dimensionar a produção de combustível verde por meio da colaboração com parceiros em todo o ecossistema da indústria, proporcionando experiências valiosas à medida que progredimos em nossa jornada para descarbonizar as cadeias de abastecimento de nossos clientes”, afirma Henriette Hallberg Thygesen, CEO da Fleet & Strategic Brands, AP Moller – Maersk.
“Suprir os combustíveis do futuro é um desafio significativo e precisamos conseguir dimensionar a produção a tempo. Este acordo com a European Energy e REintegrate nos coloca no caminho certo para cumprir nossa ambição de ter o primeiro navio de contêineres do mundo neutro em carbono até 2023”, declara.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
Sobre a produção de e-metanol
A instalação usará energia renovável e CO² biogênico para produzir o e-metanol, cuja produção está prevista para começar em 2023. A energia necessária para a produção será fornecida por uma fazenda solar em Kassø, localizada no sul da Dinamarca.
A REintegrate possui um histórico comprovado de produção de combustível verde com um laboratório de testes em Aalborg. A nova instalação será sua terceira instalação de e-metanol, já que eles também estão construindo uma nova instalação em Skive, com previsão de início em 2022.
“Estamos orgulhosos de fazer parte da primeira produção de e-metanol em grande escala na Dinamarca. Embora a energia renovável esteja se tornando cada vez mais comum na matriz energética do consumo de eletricidade, este é um dos primeiros passos no transporte pesado em direção ao uso de energia 100% renovável. Este acordo é um marco na jornada em direção à transição verde na indústria de navegação”, disse Knud Erik Andersen, CEO da European Energy.
Embora a energia renovável seja produzida no sul da Jutlândia, ainda está para ser decidido onde, na Dinamarca, a instalação de energia para metanol será localizada.
Maersk: pioneiro na indústria
A Maersk anunciou o navio bicombustível, o primeiro da indústria, em fevereiro de 2021. Em junho, a Maersk anunciou que os estaleiros da Hyundai Mipo construirão o alimentador de 2100 TEU, equivalente a 6 metros.
O primeiro alimentador de metanol do mundo terá 172 metros de comprimento e deve se juntar à frota da Maersk em meados de 2023. Ele navegará na rede da Sealand Europe, uma subsidiária da Maersk, na rota marítima do Báltico entre o norte da Europa e a Baía de Bótnia, hasteando a bandeira dinamarquesa.
Sobre a Maersk
A A.P. Moller–Maersk é uma empresa de tecnologia logística integrada. Atua para interligar e simplificar o comércio a fim de ajudar os clientes a crescer e prosperar. Presente em mais de 130 países com mais de 76 mil funcionários, a Maersk atende clientes em todas as principais vias de comércio e serviços internos, proporcionando uma experiência de ponta a ponta.
A Maersk trabalha para fornecer uma oferta de produtos e serviços, com envolvimento contínuo com o cliente e uma rede de entrega, viabilizando o comércio global para um mundo em expansão.