1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Liberado pela Aneel, distribuidoras de energia e usinas fecharão contratos em dezembro para o Leilão A-1
Tempo de leitura 2 min de leitura

Liberado pela Aneel, distribuidoras de energia e usinas fecharão contratos em dezembro para o Leilão A-1

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 14/07/2020 às 04:57
Aneel energia leilão MME usinas A-1 CPG
Matrizes energéticas do Brasil

O leilão tem por objetivo atender às necessidades dos distribuidores locais. O MME e Aneel confirmam que os contratos abrangem todo o país

Endossado pela Aneel ( Agência Nacional de Energia Elétrica) e anunciado pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME) na sexta-feira passada (10), está agendado um novo leilão de energia em 4 de dezembro de 2020, desde que haja demanda das distribuidoras de energia doméstica proveniente das usinas já instaladas.

Através de um decreto publicado no Diário Oficial, o governo confirmou o Leilão de Energia Existente A-1. Ele contratará energia de todas as usinas disponíveis no país. A energia será negociada no mercado regulado do Brasil na forma de volume de eletricidade.

O governo concederá contratos de compra de energia (PPA) com prazo de dois anos.Os contratos estão programados para início em 1º de janeiro de 2021.

Veja também: A Aneel anunciou recentemente que duas usinas hidrelétricas do Tocantins

O leilão A-1 tem como objetivo atender às necessidades dos distribuidores locais para o próximo ano. Ao mesmo tempo, permite a reconstrução das concessionárias brasileiras de distribuição, o que ajuda a equilibrar oferta e demanda.

O MME também disse que não realizará a licitação de energia A-2 este ano devido a incertezas sobre o mercado de carga de energia pós-pandemia. No início deste ano, o governo federal adiou o cronograma de seis leilões para 2020.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos