Um estudo realizado pelo Firjan, mostra que do último trimestre de 2020 até o primeiro trimestre deste ano, as vagas de emprego no setor de Petróleo e gás no Rio de Janeiro subiram em 100%
A pandemia do Covid-19 ainda é um problema para o Brasil, mas a economia está reagindo bem ao longo do meses, com alguns indicadores positivos. Atualmente, com um novo levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) aponta para uma recuperação no setor de petróleo e gás do Rio de Janeiro em relação às vagas de emprego.
Leia também
Um enorme crescimento no setor de petróleo e gás do Rio de Janeiro
De acordo com o estudo do Firjan, os primeiros três meses deste ano registraram um crescimento de 100% no número de vagas de emprego abertas no estado em relação ao último trimestre de 2020. Segundo a entidade, no quarto trimestre do ano passado teve a abertura de 215 vagas de emprego.
Já no período entre os meses de janeiro e março de 2021, o Firjan registrou a criação de 474 oportunidades no setor de petróleo e gás no Rio de Janeiro.
- Rodovia de R$ 3 bilhões conecta Caraguatatuba a São Sebastião em 18 minutos e promete transformar a mobilidade no litoral paulista
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
- BRAVA Energia: Impulsionando Resultados e Crescimento no 3º Trimestre de 2024
Os impactos do coronavírus no setor de petróleo e gás
A pandemia trouxe impactos severos para o setor de petróleo e gás no mundo todo e no Rio de janeiro a situação não foi diferente. O estudo da Firjan ressalta que em fevereiro do ano passado, início da pandemia no Brasil, foram registradas 375 vagas de emprego nesse setor no Rio de Janeiro, já no mês de junho do mesmo ano, o número despencou para cinco vagas, confirmando o impacto da crise no país.
De acordo com Fernando Ruschel Montera, coordenador de Relacionamento de Petróleo, Gás e Naval da federação, a recuperação a partir do segundo semestre do ano passado, mesmo de forma parcial, está atrelada principalmente a conjuntura internacional do aumento do preço do barril de petróleo e a expectativa de retomada da economia mundial, com o avanço das campanhas de vacinação no combate à pandemia da Covid-19.
Firjan fala sobre oportunidades para estagiários
A pesquisa da Firjan também registrou que 56% das vagas de empregos formais no primeiro trimestre deste ano foram voltadas à profissionais do nível superior completo, outra parte, com 26% ficaram com trabalhadores com ensino superior em andamento, o nível técnico registrou 14% e o Ensino Médio que correspondeu a 8%.
A Firjan finalizou dizendo que também há oportunidades de estágios tanto para curso superior quanto para profissionalizante. O mapeamento demonstra a capacidade de atendimento pelo Firjan Senai para formação desses profissionais com cursos técnicos em Mecânica, Mecatrônica, Automação Industrial, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Eletromecânica.