Empresa de energia solar deve iniciar projeto de usina solar no Piauí ainda este ano
A empresa brasileira de energia JKL Energy pretende construir uma usina de energia solar fotovoltaica (FV) de 1 GW no estado do Piauí, conforme anunciado pelo governo na quinta-feira (4).
Leia também
Nova usina de energia solar no Piauí
O projeto da usina de energia solar será composto por quatro milhões de painéis no total, divididos em porções de 500.000 painéis por 500 hectares (1.235,5 acres) entre os municípios de Guaribas e Caracol.
Nenhum detalhe financeiro foi divulgado durante o encontro entre autoridades governamentais e representantes da empresa. O governador Wellington Dias destacou que a situação fundiária já foi resolvida e as partes já acertaram os detalhes do projeto para entrar nos leilões de energia previstos para setembro de 2021.
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
- Usina brasileira, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, desbanca Três Gargantas da China e entra no Guinness Book: 3 bilhões de MWh acumulados, energia para abastecer o mundo por 43 dias
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
Segundo dados da agência reguladora do setor de energia, Aneel, o Piauí possui atualmente 2.084,27 MW de energia solar autorizada.
Piauí é referência na produção de energia solar e acelera geração de emprego na região
O Piauí vive um crescimento exponencial na instalação de usinas fotovoltaicas, há cerca de 4 anos, sendo referência para o resto do país. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado é uma liderança em relação a potência instalada na geração centralizada, incluindo operação, construção e os projetos oriundos de leilões. De acordo com os dados, a potência instalada no Piauí chega a 989,9 MW. Em segundo lugar vem o Ceará com 829,1 MW e a Bahia em terceiro, com 776,8 MW.
Segundo dados da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, o estado abriga hoje o maior parque solar da América do Sul, o Nova Olinda, localizado no município de Ribeira, a 377 quilômetros da capital, Teresina. Junto a mais dois parques nas cidades de João Costa e São João são produzidos 270 megawatts.
Em operação há 2 anos, a usina Nova Olinda foi construída com investimento de U$ 300 milhões pela empresa Enel Green Power no Brasil, gerando 1.700 empregos, sendo grande parte mão de obra da região. A grandiosidade da usina resume-se a 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares, com capacidade instalada de 292 megawatts, podendo produzir mais de 600 GWh por ano, o que daria para iluminar 300 mil casas.