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Japão inicia obras de nova rodovia com 500 km de extensão para cápsulas autônomas de carga que prometem substituir caminhões e transformar a logística global!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/11/2024 às 08:29
Foto: Dall-e/Rodovia do Japão

O Japão planeja substituir caminhões por cápsulas autônomas, reafirmando sua liderança em inovação tecnológica. O país asiático está desenvolvendo uma nova rodovia projetada exclusivamente para esses veículos futuristas!

Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um novo projeto único com base em uma nova rodovia para cápsulas autônomas transportando mercadorias. A ideia para substituição dos caminhões foi delineada há alguns meses e ganhou novos contornos, deixando um pouco mais claro como pode funcionar.

Japão sofrerá déficit de 34% de capacidade 

Além do potencial de revolucionar a logística local, com substituição dos caminhões, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas passam por desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) do Japão prevê que, até 2030, o país passará por um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.

Na nova rodovia para cápsulas autônomas, os veículos poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional, usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais e até em estruturas subterrâneas. 

Os depósitos para substituição dos caminhões, ao longo da rota, também serão automatizados, com sistemas que carregam e descarregam mercadorias de forma autônoma, incluindo empilhadeiras com piloto automático e drones.

Japão inicia revolução no transporte: obras de rodovia exclusiva para cápsulas autônomas de carga prometem substituir caminhões e transformar a logística com tecnologia de ponta!
Imagem: Reprodução/Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão

Pontos estratégicos ao longo da nova rodovia para cápsulas autônomas poderão ser usados pelos veículos para ajustar o tempo de chegada, permitindo maior precisão no fluxo e na distribuição de mercadorias, sem a necessidade de grandes armazéns. Uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias.

Nova rodovia para cápsulas autônomas contará com 500 km 

As cápsulas autônomas serão desenvolvidas para carregar paletes de 1,1 m de largura e 1,8 m de altura, com capacidade de transportar também embalagens menores e de formatos irregulares. Se bem-sucedido, o projeto tem potencial de reduzir a dependência de trabalho humano em até 17 mil pessoas por dia.

O primeiro passo para a substituição dos caminhões será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030. O governo do Japão já começou a busca por empresas privadas interessados em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para as cápsulas autônomas.

O transporte será realizado com AGV (veículos guiados automaticamente), transportando paletes padronizados de mercadorias. Os AGVs transportavam paletes de carga com dimensões padronizadas de 110 cm x 110 cm, com a altura total de carga e do palete limitada a 180 cm. Esses veículos, normalmente usados em armazéns e fábricas, serão adaptados para uso em estradas.

Nova rodovia para cápsulas autônomas terá operação de 30 km/h

Um experimento para a substituição dos caminhões deve ser realizado até 2027 em um trecho da rodovia Shin Tomei entre Hadano (Kanagawa) e Gotemba (Shizuoka), incluindo testes para avaliar a estabilidade do transporte, o impacto nas estradas, a adaptação para carregamento e descarregamento automático, e a deficiência de sistemas de rastreamento com etiquetas RFID e códigos de barras.

A velocidade de operação da nova rodovia para cápsulas autônomos será em torno de 30 km/h, mas pode ser ajustada conforme os testes evoluírem.

O governo espera que o projeto inicial entre Tóquio e Osaka seja concluído em meados da década de 2030. A construção de túneis custaria em torno de US$ 23 bilhões, levando a crer que a opção a curto prazo de correias transportadoras ou carrinhos autônomos nas estradas seja considerada.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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