O Japão planeja substituir caminhões por cápsulas autônomas, reafirmando sua liderança em inovação tecnológica. O país asiático está desenvolvendo uma nova rodovia projetada exclusivamente para esses veículos futuristas!
Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um novo projeto único com base em uma nova rodovia para cápsulas autônomas transportando mercadorias. A ideia para substituição dos caminhões foi delineada há alguns meses e ganhou novos contornos, deixando um pouco mais claro como pode funcionar.
Japão sofrerá déficit de 34% de capacidade
Além do potencial de revolucionar a logística local, com substituição dos caminhões, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas passam por desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas.
O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) do Japão prevê que, até 2030, o país passará por um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.
Na nova rodovia para cápsulas autônomas, os veículos poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional, usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais e até em estruturas subterrâneas.
Os depósitos para substituição dos caminhões, ao longo da rota, também serão automatizados, com sistemas que carregam e descarregam mercadorias de forma autônoma, incluindo empilhadeiras com piloto automático e drones.
Pontos estratégicos ao longo da nova rodovia para cápsulas autônomas poderão ser usados pelos veículos para ajustar o tempo de chegada, permitindo maior precisão no fluxo e na distribuição de mercadorias, sem a necessidade de grandes armazéns. Uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias.
Nova rodovia para cápsulas autônomas contará com 500 km
As cápsulas autônomas serão desenvolvidas para carregar paletes de 1,1 m de largura e 1,8 m de altura, com capacidade de transportar também embalagens menores e de formatos irregulares. Se bem-sucedido, o projeto tem potencial de reduzir a dependência de trabalho humano em até 17 mil pessoas por dia.
O primeiro passo para a substituição dos caminhões será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030. O governo do Japão já começou a busca por empresas privadas interessados em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para as cápsulas autônomas.
O transporte será realizado com AGV (veículos guiados automaticamente), transportando paletes padronizados de mercadorias. Os AGVs transportavam paletes de carga com dimensões padronizadas de 110 cm x 110 cm, com a altura total de carga e do palete limitada a 180 cm. Esses veículos, normalmente usados em armazéns e fábricas, serão adaptados para uso em estradas.
Nova rodovia para cápsulas autônomas terá operação de 30 km/h
Um experimento para a substituição dos caminhões deve ser realizado até 2027 em um trecho da rodovia Shin Tomei entre Hadano (Kanagawa) e Gotemba (Shizuoka), incluindo testes para avaliar a estabilidade do transporte, o impacto nas estradas, a adaptação para carregamento e descarregamento automático, e a deficiência de sistemas de rastreamento com etiquetas RFID e códigos de barras.
A velocidade de operação da nova rodovia para cápsulas autônomos será em torno de 30 km/h, mas pode ser ajustada conforme os testes evoluírem.
O governo espera que o projeto inicial entre Tóquio e Osaka seja concluído em meados da década de 2030. A construção de túneis custaria em torno de US$ 23 bilhões, levando a crer que a opção a curto prazo de correias transportadoras ou carrinhos autônomos nas estradas seja considerada.