O investimento da Volvo será destinado às áreas de pesquisa e aprimoramento de produtos e recursos no segmento de caminhões, visto que a marca deu um grande salto no último ano
Foi divulgado na última quarta-feira, dia 02 de fevereiro, através do site Exame, que a empresa de caminhões Volvo fez um pronunciamento a respeito da intenção de realizar investimento de 1,5 bilhão de reais no Brasil em até 3 anos. Essa projeção de investimento é em decorrência do registro de vendas de recorde de caminhões no país.
Veja ainda:
- A fim de aumentar a diversidade, Nubank abre vagas para negros e não é pré-requisito ter experiência na área
- Por R$ 34 milhões, CCR assina contrato para a privatização do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com o Governo de Minas Gerais
- Auxílio Governo Federal – Subsídio para pequenas distribuidoras, com 350 GWh/ano, receberão R$ 15 milhões em 2022
Segundo o que foi informado pela empresa sueca Volvo, o valor do investimento será direcionado principalmente a pesquisas e criação de produtos e serviços relacionados à venda dos caminhões.
Com venda de 21.800 caminhões, a alta em relação a 2020 foi de 45,7%. De todas as vendas realizadas pela Volvo em território brasileiro, quase 18 mil foram de caminhões pesados, levando a montadora sueca ao topo do setor. De acordo com dados cedidos pela associação de montadoras Anfavea, a Volvo saiu à frente das empresas Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, marcas que também fazem grandes investimentos no Brasil.
- Conheça o Austin FX4, o táxi londrino que marcou a história do país e hoje vive abandonado em um cemitério
- 6 motores antigos que ainda movem veículos novos no Brasil: a tecnologia que resiste há mais de 35 anos!
- Descubra a saúde do seu carro com o ‘Exame de Toque’ no escapamento
- Toyota abala o mercado e revela novo carro elétrico que promete autonomia impressionante de 605 km, capaz de fazer São Paulo ao Rio em uma só carga
Conforme afirmou Wilson Lirmann, presidente do grupo Volvo na América Latina, o Brasil permaneceu na segunda posição entre os maiores mercados de caminhões da Volvo no mundo, ainda que enfrentando todas as restrições da rede de suprimentos e as limitações impostas nesta época da pandemia. Portanto, pressupõe-se que o mercado nacional de caminhões da Volvo continue estável ou cresça ainda mais, o que compensará o futuro investimento.
Responsáveis pelos investimentos da Volvo no Brasil
Os maiores responsáveis por impulsionar o mercado nacional no que diz respeito aos caminhões pesados foram os investimentos aplicados por parte de setores como o agronegócio, a mineração e a indústria florestal. Por outro lado, em vista da demanda por serviços de comércio no meio online, o varejo foi o principal propulsor das vendas de veículos mais leves da Volvo.
Além disso, o avanço da Volvo acompanhou o crescimento do mercado de caminhões geral, que aumentou 43,5% no ano passado, quando comparado a 2020.
Em relação à crise global de suprimento de componentes eletrônicos e aos empecilhos na oferta de outros itens, como pneus, Lirmann diz: “Para 2022, também vemos boas perspectivas. Mas os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ao longo do ano”.
Volvo vai instalar 13 pontos de recarga de carros elétricos rápidos em ruas brasileiras
A Volvo anunciou em dezembro que irá instalar cerca de 13 carregadores elétricos rápidos, destinados à carros elétricos em rodovias no Brasil. De acordo com o planejamento da Volvo, os postos de recarga rápida serão instalados inicialmente em rotas específicas que interligam a cidade de São Paulo a outras cidades e capitais, tais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.