1. Início
  2. / Automotivo
  3. / INNengine e-Rex – O motor revolucionário de 1 tempo que está virando o jogo contra os carros elétricos!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

INNengine e-Rex – O motor revolucionário de 1 tempo que está virando o jogo contra os carros elétricos!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/10/2023 às 22:14
Atualizado em 27/10/2023 às 13:06
INNengine e-Rex - O motor revolucionário de 1 tempo que está virando o jogo contra os carros elétricos!
Foto: Reprodução/Youtube

Empresa espanhola desenvolve motor revolucionário que promete virar o jogo contra os carros elétricos. Chamado de INNengine e-Rex, o modelo é o primeiro motor de 1 tempo.

A INNengine, empresa espanhola que deu a conhecer um motor de combustão revolucionário em 2019, anunciado-o como o primeiro motor a “1 tempo”. Chamado de INNegine e-Rex, este motor revolucionário continua tendo pistões e cilindros, entretanto, apresenta uma configuração diferente e várias inovações, prometendo virar o jogo contra os carros elétricos.

Entenda como funciona o motor revolucionário da INNengine

O INNengine e-Rex é muito mais compacto e leve que os motores de pistões e cilindros presentes no mercado atual. Devido a isso, promete não apenas níveis de eficiência maiores, como uma maior performance.

Este motor revolucionário, que promete acabar com os carros elétricos, foi apresentado pela primeira vez em 2020. O protótipo apresentava-se com 500 cm³, quatro cilindros e oito pistões, algo bem incomum. Isso só é possível porque o INNengine e-Rex é de pistões opostos e não cilindros opostos como os da Porsche ou Subaru, onde dois pistões estão em lados opostos do mesmo cilindro e movimentam-se um contra o outro.

Os motores de pistões opostos não são uma novidade absoluta, foram inventados em 1882, entretanto, o motor revolucionário da empresa espanhola se diferencia destes por prescindir da cambota tradicional. Aliás, das duas cambotas que são necessárias neste tipo de motores.

A desenvolvedora as substituiu por uma espécie de discos, um em cada extremidade do motor, com uma superfície ondulada, que controlam o movimento dos pistões. A solução possibilita não apenas dizer adeus às cambotas, como às bielas e engrenagens associadas. Esta redução importante do número de componentes permitiu reduzir o volume e massa do motor, o que potencia o aumento de eficiência.

Motor de 1 tempo é ‘quase igual’ ao de dois tempos

Os motores a combustão dos automóveis atuais são todos a quatro tempos, sendo eles admissão, combustão, compressão e escape. E isso se traduz em duas revoluções da cambota por cada ciclo de combustão.

Os motores a dois tempos completam um ciclo de combustão por cada revolução da cambota. Como curiosidade, os motores a Diesel a dois tempos estão atualmente entre os mais eficientes a combustão, com valores que já superam os 50% em eficiência. É possível encontrá-los, atualmente, nos gigantes dos mares.

O funcionamento do motor revolucionário de 1 tempo da INNengine, que promete acabar com os carros elétricos, é totalmente idêntico ao de dois tempos, entretanto, devido à sua configuração, consegue um ciclo completo de combustão por cada meia revolução da cambota, ou dois ciclos de combustão por cada revolução. Desta forma, a empresa deu o nome de “1 tempo”.

Empresa instala motor em Mazda MX-5 NB

Em 2021 a INNengine instalou um protótipo de motor em um Mazda MX-5NB e os números registrados são incríveis.

Com apenas 500 cm³ e 38kg, o motor revolucionário entregou 120 cavalos, fazendo 6 mil RPM e tem um binário à volta de 150 Nm. E sem o auxílio de qualquer tipo de sobrealimentação. Estes são números que não destoavam de um quatro cilindros com 1500 cm³. A única dúvida que fica é sobre sua eficiência e consumo de combustível.

O único dado avançado pela empresa em relação ao INNengine e-rex, que promete acabar com os carros elétricos, está ligado ao consumo específico de combustível ao freio do motor, que é a taxa que mede a conversão de combustível em trabalho à volta de 195 g/kW.

Dando algum contexto, embora seja um motor a gasolina, o modelo apresenta um consumo específico equiparável aos melhores motores a diesel, o que aponta para uma eficiência térmica confortavelmente acima dos 40%.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x