1. Início
  2. / Indústria
  3. / Indústria naval busca retomada de investimentos e enviará relatório ao governo federal até o fim de 2023
Localização BA Tempo de leitura 2 min de leitura

Indústria naval busca retomada de investimentos e enviará relatório ao governo federal até o fim de 2023

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 21/08/2023 às 11:28
naval - enseada - bahia - emprego - construção - governo federal - investimento - estaleiro - portos
FONTE IMAGEM : ESTALEIRO ENSEADA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Frente Parlamentar Mista luta por investimentos na indústria naval e geração de empregos.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval está trabalhando em um relatório para que o governo federal retome os investimentos no setor, que atualmente está operando abaixo da capacidade.

O deputado federal Jorge Solla convocou uma visita técnica ao estaleiro Enseada, no município de Maragogipe (BA), com o objetivo de impulsionar a indústria naval a operar com plena capacidade e gerar empregos.

O Enseada já chegou a gerar mais de 7.500 empregos diretos, mas esse número caiu drasticamente após a suspensão das encomendas pela Sete Brasil devido aos impactos da operação Lava Jato.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A estagnação econômica afetou diversos municípios do Recôncavo Baiano, que chegaram a registrar a abertura de cerca de 7.000 empresas relacionadas às atividades do estaleiro.

A Frente Parlamentar, composta por deputados federais e estaduais, está atuando na revisão da legislação para dar maior segurança jurídica à indústria naval e garantir projetos duradouros.

A retomada do setor requer não apenas a recuperação dos empregos, mas também a reciclagem dos profissionais que ficaram parados.

Oportunidades para a indústria e os profissionais

O presidente do Enseada, Ricardo Ricardi, informou que o estaleiro possui capacidade para produzir até cinco navios por ano, com uma equipe capacitada e equipamentos modernos.

A Coordenação de Incentivos Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia destaca a importância de preparar tanto os empregos quanto os profissionais para a retomada do setor.

A Federação Única dos Petroleiros tem esperança de que a Petrobras volte a ser a indutora da engenharia nacional e da indústria naval com as mudanças de diretrizes do governo federal.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos