IBAMA – identificado vazamento de óleo próximo ao navio que está afundando com minério de ferro


Navio de carga de minérios da Vale é danificado e pode naufragar na costa do Maranhão

O IBAMA identificou vazamento de óleo próximo ao navio minero-petroleiro Stella Banner, que está afundando na altura do litoral do Maranhão, cheio de Minério de Ferro

Na altura do litoral do Maranhão, o navio minero-petroleiro Stella Banner, de bandeira sul-coreana, continua encalhado e a espera de uma solução. O navio, que está carregado de minério de ferro, deixou o terminal de Ponta da Madeira, rumo ao porto chinês de Qingdao, quando sofreu avarias no casco. O navio que está cheio de minério de ferro, com 294,8 mil toneladas, também estava totalmente abastecido de óleo.

Veja ainda:

De acordo com a Vale, a avaria aconteceu na proa após o navio sair, na noite de segunda-feira, do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A Vale informou também que o dano ocorreu já fora do canal de acesso ao porto.

O MV Stellar Banner, de bandeira das Ilhas Marshall, chegaria na China no dia 4 de abril. Segundo o site Marine Traffic, ele tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016.

Quatro rebocadores estão no local para prestar apoio. A sul-coreana Polaris Shipping, dona do navio, contratou a empresa Ardent Global para elaborar um plano de resgate.

Nesta sexta-feira (28), em um sobrevoo no local, o Ibama detectou uma mancha de óleo com radio de 830 metros próxima ao navio. Em nota, o Ibama informou que há uma mancha fina de óleo, mas que não sabe dizer o volume derramado. O navio está carregado com 4.000 toneladas de óleo.

Um passo simples para se trabalhar embarcado mas poucos conhecem...

Um dos mercados mais almejados para profissionais que desejam trabalhar no mar é o offshore, principalmente em navios de cruzeiro, embarcações de apoio e marcantes. As escalas de trabalho são diferenciadas, podendo-se trabalhar apenas 6 meses e folgando mais 6. Assista o vídeo revelador que têm ajudado muitas pessoas no Brasil a ingressar neste mercado aqui.

Roberta Santiago

Sobre Roberta Santiago

Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos