Na altura do litoral do Maranhão, o navio minero-petroleiro Stella Banner, de bandeira sul-coreana, continua encalhado e a espera de uma solução. O navio, que está carregado de minério de ferro, deixou o terminal de Ponta da Madeira, rumo ao porto chinês de Qingdao, quando sofreu avarias no casco. O navio que está cheio de minério de ferro, com 294,8 mil toneladas, também estava totalmente abastecido de óleo.
De acordo com a Vale, a avaria aconteceu na proa após o navio sair, na noite de segunda-feira, do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A Vale informou também que o dano ocorreu já fora do canal de acesso ao porto.
O MV Stellar Banner, de bandeira das Ilhas Marshall, chegaria na China no dia 4 de abril. Segundo o site Marine Traffic, ele tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016.
Quatro rebocadores estão no local para prestar apoio. A sul-coreana Polaris Shipping, dona do navio, contratou a empresa Ardent Global para elaborar um plano de resgate.
Nesta sexta-feira (28), em um sobrevoo no local, o Ibama detectou uma mancha de óleo com radio de 830 metros próxima ao navio. Em nota, o Ibama informou que há uma mancha fina de óleo, mas que não sabe dizer o volume derramado. O navio está carregado com 4.000 toneladas de óleo.