A Hyundai anunciou o início das vendas do caminhão Xcient a hidrogênio, um veículo revolucionário que promete eficiência, sustentabilidade e uma nova era para o transporte pesado.
A Hyundai Motor deu outro passo importante na busca por soluções de transporte mais sustentáveis. A empresa sul-coreana iniciou as vendas de seu caminhão a hidrogênio Xcient, marcando história em sua estratégia de descarbonização.
As primeiras 21 unidades foram adquiridas pela Glovis America, uma transportadora com sede na Califórnia, Estados Unidos. Esse movimento reforça o compromisso da Hyundai em oferecer alternativas limpas à logística tradicional.
De acordo com Oscar Kwon, CEO do Hyundai Motor Group, os caminhões a célula a combustível de hidrogênio têm zero emissões e representam uma solução inovadora para a mobilidade no setor logístico.
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“Estamos comprometidos em criar soluções de transporte sustentáveis e eficientes”, afirmou o executivo.
O Xcient
O caminhão Xcient é um modelo pesado equipado com tecnologia de emissão zero. Ele conta com um sistema de célula a combustível de hidrogênio que entrega 180 kW de potência, formado por duas células de 90 kW.
O motor elétrico do veículo gera 350 kW (480 cavalos de potência) e um torque máximo de 228 mkgf.
Para garantir um desempenho eficiente, o Xcient possui sete tanques de hidrogênio, com capacidade total de 31 kg de combustível.
Além disso, ele inclui três baterias de alta tensão que somam 72 kWh. Essas especificações tornam o caminhão capaz de atender às demandas de transporte pesado enquanto minimiza o impacto ambiental.
Inicialmente, os caminhões Xcient serão usados para transportar peças fornecidas ao centro de consolidação da HMGMA.
Posteriormente, a Hyundai planeja expandir essa logística para uma rede mais ampla de fornecedores. Atualmente, os 21 caminhões representam mais de um terço da frota de caminhões da Glovis America.
HTWO: A marca de hidrogênio da Hyundai
Como parte de sua estratégia de eletrificação, a Hyundai lançou a marca HTWO, especializada no setor de hidrogênio.
Essa divisão será responsável por todas as etapas da cadeia do hidrogênio, desde a produção até o armazenamento, transporte e utilização.
A HTWO também tem o objetivo de desenvolver sistemas de célula a combustível aplicáveis a diversas formas de mobilidade, como transporte aéreo, marítimo, ferroviário e automotivo.
Essa iniciativa busca criar um ecossistema integrado, promovendo soluções de hidrogênio em diferentes setores industriais.
Segundo Jim Park, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios de hidrogênio da Hyundai, a implantação do Xcient é uma etapa crucial para estabelecer um ecossistema logístico baseado em hidrogênio. “Estamos cumprindo nossa estratégia de criar um circuito fechado que melhora a sustentabilidade ambiental nas operações de fabricação”, destacou.