A Honda, em parceria com a General Motors (GM), anunciou o lançamento de seu primeiro carro elétrico, que será desenvolvido remotamente e com a plataforma Architecture.
O Honda Prologue é um SUV elétrico que será o primeiro carro elétrico fruto de uma parceria da marca do Japão com a General Motors (GM). Sendo assim, as projeções oficiais adiantam o visual do utilitário, já próximo da versão de produção que será lançada em 2024. A multinacional Honda descreve o design do seu novo modelo elétrico como “neo-robusto”. A frente possui um estilo esculpido, utilizando faróis compridos e relativamente estreitos, compondo uma parte de uma única peça com a grade dianteira onde está o logo da montadora.
General Motors e Honda mostram detalhes do novo carro elétrico
O para-choque possui uma passagem de ar bem larga e faróis de neblina redondos dentro de uma área vertical. Ao longo das laterais estão as coberturas de plástico preto nas caixas de rodas e também nas saias.
Entretanto, a porta da tomada de recarga fica próximo à roda dianteira do lado do motorista. Os espelhos laterais e as maçanetas do carro elétrico da Honda e GM foram pintadas de preto. Sendo assim, é criado um contraste com a carroceria prateada. Esta projeção oficial mostra o carro elétrico apenas de frente, impossibilitando de ver alguns detalhes da traseira.
- Mini picape do SUV Tucson chega ao mercado maior que Fiat Toro, com dupla embreagem e motor 2.5 turbo que oferece 285 cv de potência para conquistar o coração dos brasileiros
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Ford choca ao registrar patente para exibir anúncios nos alto-falantes e telas dos carros: publicidade na sua direção?
A julgar pela forma nítida de onde o para-lamas se une à coluna da traseira, parecendo ser mais pontuada, sendo contrário à ser reta no CR-V. O carro elétrico em parceria com a General Motors é o primeiro modelo da Honda a ser feito em realidade virtual. O projeto começou durante a pandemia. Entretanto, a equipe do Honda Design Estúdio em Los Angeles (EUA) teve que atuar remotamente.
Os artistas colaboraram com uma equipe no Japão. Entretanto, se sabe pouco sobre a mecânica do carro elétrico em parceria com a GM visto que está em um estágio inicial. A única informação que foi divulgada é que contará com uma plataforma feita pela General Motors.
Carro elétrico chegará ao mercado em 2024
Assim como as baterias Ultium desenvolvidas pela montadora norte-americana, a Honda se recusou a mencionar o local onde o carro elétrico deve ser fabricado. Desta forma, há um boato de que será montado pela GM na unidade de Ramos Arizpe, no México.
O plano da montadora em parceria com a General Motors (GM) é lançar o prologue em 2024 e, em 2026 será a vez de uma linha de elétricos feitos com sua própria plataforma, Architectur. Sendo assim, a partir de 2027 outra linha seria lançada, em parceria com a GM.
De acordo com o designer de exteriores da empresa, Sang-Hyuk Ahn, imagina-se o Prologue com uma distância entre eixos mais longa e balanço mais curto para desenvolver proporções esportivas e uma postura mais forte. Projetar o primeiro carro elétrico da Honda deu aos designers uma maior liberdade do que um veículo com motor a gasolina é possível ampliar sua imaginação, especialmente no estilo.
Além de carro elétrico, GM também firmou uma nova parceria com uma empresa japonesa para fabricar motos elétricas
Além da parceria com a General Motors (GM) a Honda também fechou uma nova parceria com a varejista japonesa MUJI para o avanço de uma scooter elétrica. O fruto da parceria entre as empresas foi a MS01, que junta a aparência moderna, elementos minimalistas e acabamento em preto e branco.
A montadora do Japão cuidou especialmente da motorização do veículo, enquanto o designer de bicicletas Kenya Hara, que também é diretor artístico na MUJI, foi responsável pelo visual da scooter elétrica.