1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Grupo se reúne e pede energia solar para todos, promovendo manifestação em frente ao Congresso Nacional para aprovação de PL
Tempo de leitura 3 min de leitura

Grupo se reúne e pede energia solar para todos, promovendo manifestação em frente ao Congresso Nacional para aprovação de PL

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/06/2021 às 11:34
energia solar - manifestação - PL - congresso nacional
Manifestação do movimento “Brasil, diga SIM” em apoio da energia solar e pela votação do projeto de lei da Geração Distribuída (PL 5.829/2019) em frente ao Congresso Nacional. Sérgio Lima/Poder360 08.06.2021

Manifestação de líderes do setor de energia solar em frente ao Congresso Nacional pede a aprovação da PL 5.829/2019 que, se aprovada, promete trazer diversos benefícios para os consumidores

Nesta quarta-feira (9), líderes do setor de energia solar e de energias renováveis se reuniram para uma manifestação em frente ao Congresso Nacional para pedir a aprovação do PL, que estende a cobrança de encargos e tarifas de uso dos sistemas de distribuição e transmissão aos mini e microgeradores de energia solar.

Leia também

Manifestação em frente ao Congresso Nacional gera conflitos

Manifestação pede energia solar para todos – 09/06/21

Os participantes da manifestação pressionam o Congresso Nacional para que o PL 5.829/2019 seja votado o mais rápido possível. Além da aprovação, a manifestação também tem como objetivo chamar atenção nas redes sociais com o slogan “Brasil, diga sim à energia solar”.

O texto do PL pede que os consumidores tenham autonomia para gerar sua própria energia renovável, sem receber nenhuma taxação extra, e também pede que seja regulamentado o sistema de compensação de energia para aqueles que optarem pela energia solar.

A manifestação em frente ao Congresso Nacional defende que a medida trará uma maior segurança jurídica e regulatória para o crescimento do setor de energia solar no Brasil.

Demora na votação do PL gera manifestações

A votação do PL de energia solar estava prevista para início de 2020, porém, foi adiada devido à pandemia causada pela Covid-19. A pauta retomou em dezembro, quando a grande parte dos deputados votaram para o fim do texto, porém, a proposta ainda não foi analisada pela Câmara dos deputados e a demora para a votação do PL incomoda a categoria.

No dia 2 de junho, alguns representantes de associações e entidades ligadas ao segmento de energia solar se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, para debater sobre o tema, em Brasília.

Entenda os benefícios do PL 5.829/2019 para os consumidores

De acordo com dados da ABSOLAR, a estimativa é que a aprovação da medida pode gerar cerca de 1 milhão de empregos até o ano de 2050 e economizar aproximadamente R$ 175 bilhões nas contas de luz dos consumidores.

O setor que esteve na manifestação defende que o PL 5.829/2019 é de suma importância para evitar o cenário de altas da energia elétrica, além de também evitar os riscos de apagões que podem surgir devido à escassez hídrica. Sem a lei, a responsável pelo gerenciamento de tributos e a decisão sobre o aumento da taxação de energias alternativas é a Aneel. A cobrança proposta pela empresa é de 62% do excedente.  

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos