A Wärtsilä, Grupo Finlandês de Tecnologia, construirá no Brasil três usinas termelétricas que utilizarão gás natural, biogás e combustíveis sintéticos
O grupo finlandês de tecnologia Wärtsilä fornecerá ao país três usinas termelétricas movidas a gás natural, totalizando 150 MW de potência instalada. A assinatura do contrato veio como resultado de um Leilão de Reserva de Capacidade feito pelo Ministério de Minas e Energia no último mês. As usinas termelétricas serão entregues em um cronograma acelerado e estão programadas para entrar em operação no segundo trimestre do próximo ano.
Leia outras notícias relacionadas
Saiba mais sobre as usinas termelétricas da Wärtsilä
A energia gerada pelas usinas termelétricas será dada à rede interligada do país para que a confiabilidade do sistema em épocas de condições climáticas adversas sejam garantidas. Os contratos da Wärtsilä também incluem um total de 16 grupos geradores a gás natural de partida flexível e rápida.
Os projetos serão fornecidos em regime de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC) para as usinas existentes UTE Viana 1 e a UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo, além de uma nova usina UTE 1, todas situadas no Espírito Santo.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
As usinas termelétricas da Wärtsilä operam com gás natural e apresentam alta eficiência em qualquer carga, oferecendo níveis de eficiência da unidade de até 50%, em ciclo simples e em ciclo combinado, até 54%. Sua flexibilidade ganha destaque pelo fato de que, em minutos após o sinal de partida, podem atingir a potência total, o que se torna uma vantagem importante em sistemas que desejam utilizar níveis mais altos de energia sustentável.
Usinas termelétricas também podem utilizar biogás e combustíveis sintéticos
As usinas flexíveis com motores a gás da Wärtsilä podem utilizar, além do gás natural, GLP, biogás e combustíveis sintéticos. As centrais elétricas, que funcionam a princípio com gás natural, podem passar a utilizar combustíveis descarbonizados e limpos de acordo com que essas fontes se tornarão disponíveis.
Esse recurso aliviará o risco dos investimentos realizados hoje se tornem projetos obsoletos futuramente. De acordo com o Presidente e CEO da Wärtsilä Corporation, Håkan Agnevall, a presença da empresa no Brasil é sólida e longa. Com as usinas, a Wärtsilä se aproxima da marca de 3 GW de base instalada em território nacional e continua atendendo às necessidades de seus clientes.
A empresa oferta a melhor tecnologia do setor para otimização de eletricidade. A alta eficiência dos motores da Wärtsilä, com seus rápidos aumentos de potência, em questão de minutos ao invés de dias ou horas, geram a confiabilidade e flexibilidade precisas no mercado de energia atual, que está se voltando cada vez mais para energias limpas.
Conheça a Wärtsilä
A Wärtsilä chegou ao Brasil na década de 90 e opera seu escritório matriz no Rio de Janeiro e Centros de serviços em Manaus, Niterói e Pernambuco, empregando cerca de 400 vagas de trabalho.
Ao total, a empresa conta com mais de 31 usinas termelétricas espalhadas pelo Brasil, chegando a marca de 2,6 GW de potência instalada. No setor Naval, a empresa tem uma base instalada com capacidade de, em mais de 570 navios e instalações offshore, aproximadamente 3.400 MW. A empresa fornece motores auxiliares e principais, soluções completas para usinas de energia e serviços de propulsão para embarcações.