1. Início
  2. /
  3. / Grupo Enel investe 422 milhões de Reais e expande parque solar de São Gonçalo, no Piauí
Tempo de leitura 2 min de leitura

Grupo Enel investe 422 milhões de Reais e expande parque solar de São Gonçalo, no Piauí

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 23/08/2019 às 11:47

Sem categoria

São Gonçalo expandirá parque solar
São Gonçalo aumenta de capacidade
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Braço de energia renovável do Grupo Enel inicia obras de expansão da capacidade de geração do parque solar de São Gonçalo, no Piauí

Em alinhamento com o bom momento de investimentos que vive o setor de energia renovável no Brasil, a VVVA, subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel Green Power Brasil Participações (EGPB), iniciou a construção da expansão de 133 MW do parque solar São Gonçalo, localizado em São Gonçalo do Gurguéia, no Estado do Piauí.
As obras aumentarão para 608 MW a capacidade total da usina e o investimento do Grupo Enel será de cerca de R$ 422 milhões na construção de uma nova seção de 133 MW para o parque.

Antonio Cammisecra, responsável da Enel Green Power, falou sobre a importância das obras: “Estamos expandindo o parque São Gonçalo, que é o maior parque solar atualmente em construção na América do Sul, fortalecendo nosso compromisso de ampliar nossa capacidade renovável no Brasil, onde somos o principal player em geração de energia solar e eólica em termos de capacidade instalada e portfólio de projetos”.

“O perfil de produção de São Gonçalo se beneficiará ainda mais da nossa liderança em inovação, por meio de tecnologias de geração de ponta. O parque dedicará uma parcela significativa de sua produção, incluindo toda a produção de sua expansão, ao mercado livre de energia no Brasil, que tem se tornado cada vez mais atraente para investidores de energias renováveis”, completou ele.

A construção da primeira parte de 475 MW teve início em outubro de 2018 e agora com as obra de ampliação, somente em 2020 o parque solar São Gonçalo deve entrar em operação.

No parque solar São Gonçalo, a Enel está usando uma inovação tecnológica, pela primeira vez no Brasil uma usina fotovoltaica da Enel usará módulos solares bifaciais, que captam energia de ambos os lados dos painéis. A inovação aumentará a geração de energia em até 18%.

A atuação da Enel no Brasil

No Brasil, o Grupo Enel, tem duas subsidiárias, a EGPB e a Enel Brasil, que juntas possuem capacidade instalada renovável de mais de 2,4 GW, dos quais 782 MW de energia eólica, 370 MW de solar fotovoltaica e 1.269 MW de energia hídrica. Em relação a novas projetos, a EGPB tem cerca de 1,9 GW em execução no país.

Quando estiverem concluídas as obras de expansão do parque solar São Gonçalo, a usina irá gerar cerca de 360 GWh por ano, evitando a emissão de cerca de 207.000 toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

Leia também ! Inaugurada a primeira usina solar flutuante no Nordeste !

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos