O Honda Civic, unido a uma bicicleta, fez grande sucesso nas ruas dos Estados Unidos. Seria a origem de um carro 100% sustentável? Acompanhe a história a seguir
Um grupo de amigos dos Estados Unidos comprovaram que os amigos podem ser tão bons em gambiarra quanto os brasileiros. Os jovens fizeram a junção de um Honda Civic hatch da 3ª geração, que estava na garagem, sem motor e sem nenhuma utilidade, com uma bicicleta de dois lugares, dando origem a uma engenhoca totalmente funcional.
Leia também
Entenda como foi produzido o carro movido a pedaladas
Sem muita complexidade, não é difícil explicar como o “carro sustentável” foi feito. Como o motor já estava fora do Honda Civic hatch, bem como elementos periféricos, facilitou muito para que o grupo de amigos desse início ao processo de transformação do carro sustentável. Os amigos resolveram manter o sistema matriz de transmissão original do Honda Civic.
Partindo para a criação do carro movido a bicicleta sustentável, o primeiro passo do grupo foi unir a bicicleta ao carro. Para isso, eles fizeram a retirada do capô do carro e escolheram as barras de ferro necessárias para fazer a base de apoio da bicicleta.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
As barras de ferro foram unidas por meio de solda, e toda a estrutura foi apoiada sobre o local onde ficava o capô, fixando-a entre os faróis, na parte superior do satélite de suspensão do Honda Civic hatch. É importante ressaltar que os amigos não fizeram nenhum tipo de medição precisa para montar esse “quebra-cabeça”.
Adaptação do Honda para a bicicleta
Como a bicicleta já estava pronta originalmente de fábrica, o grupo de amigos só se preocupou em montar uma estratégia para apoiar a bike sobre o cofre do motor. Para isso, os amigos deram início a um processo de adaptação na bicicleta, que serviu para transmitir o mesmo movimento de rotação realizado nos pedais para as rodas.
Os inventores do carro sustentável fizeram duas roldanas: uma que foi acoplada à catraca da antiga roda traseira da bicicleta e a outra foi acoplada na transmissão do Honda Civic hatch. As roldanas foram conectadas por uma espécie de cinta e, então, o movimento é repassado ao carro sempre que alguém pedalar.
Testes do carro e sucesso nas ruas
Com tudo em seu devido lugar e com a bicicleta posicionada e fixada, era o momento de realizar os testes. Os amigos youtubers então se dividiram: dois deles subiram na bicicleta, para realizar o trabalho pesado, de pedalar o suficiente para gerar força para propulsionar o carro, enquanto o terceiro amigo ia dentro, fazendo os controles normais de mudança de direção ao volante.
O foco inicial do projeto era ir com o carro até a rede de fast food McDonalds mais próxima. E de fato, deu certo! Porém, a velocidade máxima atingida foi em torno de 3 km por hora, ou seja, não chegaram ao McDonalds tão rápido, mas chegaram!
Depois de muito esforço, os amigos conseguiram chegar ao McDonalds e fazer o pedido de seus lanches. Em compensação, os amigos foram recompensados com a empolgação e animação das pessoas que estavam na rua, no decorrer do trajeto, que tiraram muitas fotos da brilhante engenhoca.