Em luta constante na justiça desde 2017, o grupo Caoa venceu a Hyundai e há uma possibilidade de chegar novos carros da marca para o mercado automotivo nacional, como o novo Elentra, Tucson e Santa Cruz
A Hyundai e a Caoa brigavam desde o ano de 2017 na justiça pelo direito de produzir veículos da marca sul coreana no mercado automotivo brasileiro. A causa chegou à corte arbitral da Câmara de Comércio Internacional, em Frankurt, na Alemanha. A decisão da corte foi favorável à Caoa e não permite a ação de recurso.
Leia também
Caoa livre para aplicar novos investimentos
O contrato previa uma renovação instantânea por mais 10 anos, entretanto a Hyundai ofereceu uma opção de renovação por dois anos e algumas liminares já garantiam as operações da Hyunda Caoa nos últimos anos.
Sendo assim, a Caoa está totalmente livre para realizar investimentos na produção e importação no mercado automotivo local por mais alguns anos em segurança. Já a Hyundai Motor Brasil, que é controlada pela matriz, seguirá com a produção nacional do Creta e HB20.
- Nem elétrico, nem gasolina ou hidrogênio: Ferrari choca o mundo com este novo supercarro
- Os 10 piores carros para comprar no Brasil: Modelos cheios de problemas que podem virar um pesadelo
- Honda City hatch 2025: 17 km/l, 4 versões, 126 cv e preços entre R$ 117.500 e R$ 141.400! é o melhor da categoria?
- Nova lei do Detran impõe novas regras de validade para CNH, pode cancelar carteiras de habilitação com final 0 a 9 e tornar um pesadelo a vida dos motoristas
Hyundai fica em segundo plano
A Hyundai ficou em segundo plano dentro da Caoa desde que a vencedora ficou à frente da operação da Chery no Brasil. É possível notar que a linha de carros de passeio do mercado automotivo atual é composta pelos iX35 e Tucson, que nos países de fora já possuem uma nova geração sem passar por nenhuma reestilização.
Os dois veículos são montados no Brasil, enquanto o Azera é o único importado, tendo em vista que seu estoque do Santa Fe chegou ao fim. A Caoa ainda monta dois caminhões da marca na planta de Anápolis (GO).
OS carros da marca se tornaram uma realidade distante daquela que a Hyundai vivenciou em meados de 2009, quando a primeira geração do Tucson virou moda, auxiliando a criação de modelos como Santa Fe, Azera e Vera Cruz, grandes cobiçados no país, mas a “grande atenção” talvez tenha sido o i30, que chegou a ser o hatch médio mais vendido do mercado automotivo brasileiro quando o setor era muito relevante.
Novos carros da Hyundai no mercado automotivo nacional
A Caoa e a Hyundai são vinculadas desde o fim da década de 90 e o interesse da empresa sul-coreana seria a possibilidade de explorar o negócio de importação de seus veículos sem um intermediário, chegando até a importar uns carros recentes.
As novidades poderão incluir o novo Elantra, a picape Santa Cruz e a nova geração do Tucson, formalizando a entrada da nova linguagem de design da marca. Vale ressaltar que a Caoa afirmou ainda que não irá se manifestar em relação a decisão da corte arbitral.