1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / GreenYellow anuncia investimento bilionário em usina solar para impulsionar a energia limpa em Goiás e gerar novos empregos
Localização GO Tempo de leitura 3 min de leitura

GreenYellow anuncia investimento bilionário em usina solar para impulsionar a energia limpa em Goiás e gerar novos empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/03/2023 às 11:22
GreenYellow anuncia investimento bilionário em usina solar para impulsionar a energia limpa em Goiás e gerar novos empregos
Usina solar fotovoltaica da GreenYellow em Padre Bernardo, Goiás (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

GreenYellow escolhe Goiás para investimento bilionário em energia limpa. O estado contará com uma nova usina solar, que deve ficar pronta em 2024.

Goiás foi a grande escolhida para o primeiro teste com geração de energia solar em larga escala da GreenYellow. O teste compõe o processo de transição da Geração Distribuída, com sistemas locais em tetos solares ou terrenos, para a produção de grande porte para um número maior de clientes. A empresa da França ainda não confirmou os detalhes sobre a instalação da usina solar no estado, mas o empreendimento foi confirmado pelo presidente da GreenYellow no país, Marcelo Xavier, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

GreenYellow focará na autoprodução do mercado livre de energia

A multinacional foi fundada em 2007, sediada na cidade francesa de Saint Etienne, e atua na geração e distribuição de energia limpa no Brasil desde 2013. Segundo Xavier, visto que o mercado de energia solar no Brasil conta com um rápido desenvolvimento, a empresa está planejando a entrada, no curto prazo, no setor de geração centralizada. A companhia já conta com a outorga de mais de 140 MWp para usinas solares nessa modalidade.

Atualmente, a GreenYellow realiza o desenho dos novos modelos de negócio para, em seguida, começar a prospecção de potenciais clientes. O foco será em autoprodução no mercado livre de energia, onde os parceiros da companhia passam a deter uma participação acionária na produção do empreendimento, e soluções de geração local.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Até este ano, a empresa focava no atendimento de projetos locais, na chamada Geração Distribuída no estado de Goiás, como nos projetos da Claro, em Goianésia, e do Assaí Atacadista, em Goiânia. O presidente da multinacional afirma que a empresa avança em relação ao terreno e investimentos internamente. Com a nova mudança na lei, a previsão é estar com a usina solar pronta até o fim de 2024. Xavier ressalta que este é o teste que fará no Brasil nesta nova estratégia da empresa com a usina que ficará em Goiás.

Mais de meio milhão de investimentos serão aplicados ainda este ano

Marcelo afirma que possui R$ 500 milhões estimados para serem investidos este ano. A usina solar terá uma parte dos investimentos em 2023 e outra parte no ano seguinte. A diversificação de atividades não é uma novidade na GreenYellow, que já conta com produção local de energia limpa nas cidades de Padre Bernardo, em Goiás, e Planaltina, no Distrito Federal. A francesa está abrindo novas frentes de negócio e, no último ano, anunciou a entrada nos mercados de armazenamento de energia e mobilidade elétrica.

Marcelo destaca que o objetivo, no entanto, continua sendo na energia solar, mas com a troca do seu acionista majoritário, a Ardian, a empresa pode ser requisitada a encontrar novos mercados.

GreenYellow entrega três usinas solares para a Claro

Em janeiro deste ano, mais três usinas solares fornecidas pela GreenYellow, com a capacidade instalada total de 14,2 MWp, passaram a integrar o programa “Energia da Claro”, iniciativa da empresa que prevê o uso de fontes de energia limpa e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas atividades e instalações no país.

As unidades de geração solar situadas nas cidades de Macaíba (4,46 MWp), no Rio Grande do Norte, e Ouro Verde (7,37 MWp) e Barra do Jacaré (2,36 MWp), no estado de São Paulo, compõem um contrato de longa duração entre a operadora e a multinacional francesa. Segundo Xavier, até o fim de 2022, a Green Yellow já havia entregado à Claro nove usinas, que reúnem 48 MWp, equivalentes à produção anual de 123,1 GWh.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos