Empresas do setor de energia renovável fecham acordo para construir 12 usinas de energia solar que prometem gerar 37 MWp
Na última terça-feira (29), a Norsk Solar assinou um acordo com as empresas de energia renovável, GDSolar e a Órigo Energia para construir 12 usinas de energia solar no Brasil. O investimento inicial será de R$ 150 milhões e prometem gerar centenas de vagas de emprego.
Leia também
Norsk investe na criação de novas usinas de energia solar no Brasil
As usinas terão uma capacidade de gerar cerca de 37 MWp. O objetivo da empresa é financiar, desenvolver e construir uma carteira de projetos de energia solar voltada para as áreas industriais e corporativas. Segundo a Norsk Solar, este acordo com as empresas de energia renovável é um passo natural no plano de negócios da empresa no território brasileiro, que torna a entrada nesse mercado mais estável.
A equipe tem feito um trabalho com foco nos clientes dentro do espaço industrial e corporativo (C&I) e tem como objetivo suprir a demanda de energia renovável, com custo previsível e barata.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
As empresas de energia renovável pretendem investir na primeira fase das usinas cerca de R$ 150 milhões e grande parte das usinas serão construídas no estado de Minas Gerais. O contrato é de longo prazo e terá duração de 25 anos.
O papel de cada empresa de energia renovável na parceria
A GDSolar ficará responsável pelo desenvolvimento da operação, a modelagem do negócio e a construção das usinas. A parceria com a GD servirá para aumentar a reputação da Norsk Solar no mercado de energia renovável brasileiro e também é um forte apoio ao posicionamento que marca atingiu a nível internacional.
Já a Órigo Energia, a terceira empresa de energia renovável envolvida, será responsável por distribuir e gerir a energia das novas usinas construídas na operação. A empresa destacou importância da economia gerada por essa modalidade de geração distribuída, que favorece a vida de diversas famílias, principalmente nesse momento difícil que o Brasil está passando por conta de vários aspectos e devido ao custo de energia elétrica que já está na bandeira vermelha nível 2.
Nordic Impact Cooperation
As usinas de energia solar previstas no acordo entre as três empresas estão alinhados com as instruções de investimento da plataforma de financiamento, a Nordic Impact Cooperation AS, organizadas pela Norsk Solar e pela Finnfund no início do ano.
Devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de assinatura entre as empresas ocorreu de forma simultânea no Consulado Honorário da Noruega no Brasil, localizado em SP e na Embaixada do Brasil na Noruega, em Oslo.