Governo negocia para ter fábrica no Brasil da montadora norte-americana de veículos elétricos de luxo Tesla; fábrica poderá ser instalada em Santa Catarina
O governo trabalha para ter no Brasil uma fábrica da montadora norte-americana de veículos elétricos Tesla, segundo afirmou através de uma publicação no Twitter, nesta quinta-feira (20) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). TCU aprovou privatização de 6 portos do Brasil em 5 estados: MA, AP, PA, AL, BA e PR
Leia Também
- Aldelia Brasil com 30 vagas de emprego URGENTES para trabalhar em FPSO neste dia, 20 de fevereiro
- Mais projetos para produção e exploração de energias renováveis no Piauí anunciados pela ENEL Green Power
- Para atender contratos em Macaé, empresa de engenharia anuncia emprego onshore para Técnicos e Engenheiros
Especula-se que o governo brasileiro ofereceria algumas facilidades para uma eventual fábrica da Tesla no país, como financiamentos, créditos tributários e até mesmo a criação de leis específicas para viabilizar essas operações em território nacional. Se isso se concretizasse, os carros elétricos produzidos no Brasil poderiam também ser exportados para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, parte do Caribe e México.
- Mistério resolvido: Descubra por que o concreto da Roma Antiga durou milhares de anos enquanto o moderno se deteriora rapidamente
- O arranha-céu mais fino de Dubai impressiona: 73 andares e apenas um apartamento de largura em cada andar!
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
Min. @Astro_Pontes operou ouvido ontem e hoje estava em videoconferência conosco e Sr. Popp da @EmbaixadaEUA no @mctic tratando de atrair para o Brasil fábrica da americana @Tesla ,empresa de tecnologia renovável que produz baterias e carros elétricos@DFDanielFreitas@elonmusk pic.twitter.com/S54jnjN7qs
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 20, 2020
A negociação envolvendo o governo brasileiro com a companhia Tesla é feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.
Apesar de não haver confirmações de data e local para a instalação da fábrica da maior fabricante de carros elétricos de luxo no mundo, o destino da empresa de Elon Musk, empresário com os maiores rendimentos do ano, segundo rumores, poderá ser em Santa Catarina, mais especificamente a cidade de Criciúma.
Ontem (19), o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) informou que a expectativa é instalar a fábrica da Tesla no Brasil até 2023. Chegar ao Brasil é abrir caminho para a expansão do mercado latino-americano.
De acordo com a agenda pública do ministro Marcos Pontes, no último dia 12 aconteceu uma reunião entre ele e representantes brasileiros da marca, incluindo Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla.
O deputado Daniel Freitas é autor de um projeto de lei que Tramita no Congresso para isentar de IPI e imposto sobre importação para veículos acionados exclusivamente por energia elétrica. A isenção seria até 2029 e incluiria veículos produzidos no Brasil e suas baterias.
As vendas de veículos elétricos no Brasil têm crescido e incentivado alguns lançamentos que incluem um modelo híbrido da Toyota que funciona com motor a etanol. A GM lançou no país o modelo Bolt, importado dos EUA, no ano passado, e a Renault já vende os modelos Zoe e Leaf no Brasil.
Em 2019, as vendas de veículos híbridos e elétricos no Brasil somaram 11.844 unidades, após 3.965 em 2018, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.