1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Governo Federal irá regulamentar exploração de energia eólica offshore, até o fim do ano
Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo Federal irá regulamentar exploração de energia eólica offshore, até o fim do ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/10/2021 às 10:28
Atualizado em 25/10/2021 às 07:04
energia – eólica - offshore
Energia eólica offshore/ Fonte: Diário do Nordeste

A confirmação de que o Governo vai regulamentar a exploração eólica offshore foi dita pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, garantiu na quarta-feira, 6 de outubro, que até o fim deste ano o Governo Federal irá regulamentar a exploração de energia eólica offshore. Hoje, ainda não há regras definidas sobre a entrada dessa fonte na matriz, embora órgãos ambientais como o Ibama já venham se movimentando em prol de avanços e tem projetos em análise. Leia ainda esta notícia: Energia eólica offshore é foco do governo dos Estados Unidos, que pretende instalar parques de geração até 2030

Interessados na regulamentação para exploração de energia eólica offshore

O estado do Ceará é um dos principais interessados nessa regulamentação do Governo Federal. Dos quase 40 GW de capacidade de produção no país das eólicas offshore, quase um terço são projetos a serem desenvolvidos na costa cearense. Os empreendimentos Caucaia e Asa Branca, ambos no litoral cearense, têm os processos de avaliação mais antigos, respectivamente de 2016 e 2017.

Somente o Ceará, com base nos dados do Atlas Eólico e Solar, possui um potencial de produção de 117,2 GW, o que supera os 2,8 GW de potência instalada que atende o estado. O Brasil conta com 5 mil GW de potencial. O ministro ainda destacou que o país não deve ter o retorno do horário de verão, medida apontada como solução para redução do consumo de energia. Ainda segundo o ministro, o Governo garante “total governança” sobre a crise hídrica e que não teremos apagões.

Criação de leilão das áreas de energia eólica offshore

Segundo publicado pelo site epbr, o marco regulatório das eólicas offshore deve ser feito por decreto e criar regras para definir, por leilão, quem terá o direito de explorar as áreas marítimas para geração de energia. O leilão resolveria o dilema de projetos sobrepostos atualmente em processo de licenciamento junto ao Ibama, por exemplo.

A regulamentação do Governo é muito aguardada por setores do mercado, que cobram regras claras e segurança jurídica. Players globais que já operam usinas dessa fonte, como Neoenergia, Engie e Equinor já preparam projetos no Brasil. Recentemente, a Shell também declarou que aguarda apenas as diretrizes da fonte no Brasil e irá elaborar um plano para a fonte.

Confira ainda esta notícia: Governo do RN assina acordo com a Enterprize Energy para produção de energia eólica offshore, amônia verde e hidrogênio

O Governo do Rio Grande do Norte assinou de forma virtual e presencial na sede da governadoria, um Memorando de Entendimento com a Empresa Enterprize Energy PTE LTD, para ações de intercâmbio técnico, ambiental e econômico com objetivo de instalação de parques de energia eólica offshore e também para usinas de hidrogênio e amônia verde.

De acordo com Fátima Bezerra, governadora e professora, foi assinado o termo de compromisso pois a qualificação e responsabilidade da empresa é bastante conhecida por todos. O  acordo demonstra também o compromisso do governo, com o desenvolvimento social e econômico sustentável. Vale ressaltar que o RN possui as melhores condições no país para a produção de energia eólica offshore, assim como para a produção de hidrogênio e amônia verde.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos