O Governo Federal aprovou um projeto para a produção e exploração de petróleo e gás natural em reservatórios não convencionais. O programa recebe o nome de Poço Transparente e foi qualificado em maio do ano passado
O Governo Federal aprovou, nesta quinta-feira (30), uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com diretrizes para a instalação de um projeto-piloto chamado Poço Transparente, que tem como intuito criar conhecimento em relação às práticas de produção e exploração de petróleo e gás natural em reservatórios não convencionais. De acordo com um comunicado do Governo Federal, os efeitos do projeto podem trazer a criação, em bases ambientalmente seguras, de um novo setor da indústria de petróleo e gás natural no Brasil.
Leia outras notícias relacionadas
Governo Federal afirma que dados colhidos no projeto serão publicados na internet
A resolução aprovada pelo Governo Federal prevê a criação e publicação de um edital, em até três meses, para qualificação de projetos de petróleo e gás natural em reservatórios não convencionais. Logo depois, o edital deverá passar por uma espécie de consulta pública.
Há também uma recomendação para que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), leve em consideração os aportes feitos nos projetos como elegíveis aos investimentos obrigatórios em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) previstos em contratos de concessão, além do corte de royalties relativos à produção de petróleo e gás natural em reservatórios não convencionais.
-
Brasil e Argentina avançam em acordo histórico para importação de gás natural de Vaca Muerta e integração energética no Cone Sul
-
Recessão global na área de petróleo e gás é intensa! Cortes de empregos se intensificam e abalam a indústria com perspectivas pessimistas para 2025
-
ANP intensifica fiscalização e interdita base de combustíveis envolvida em esquema de “barriga de aluguel” no Mato Grosso do Sul
-
China aposta pesado: US$ 6,7 bilhões para transformar carvão em petróleo e gás, reduzir importações e dobrar capacidade energética com projetos gigantes até 2030
De acordo com o Governo Federal, serão postados na internet todos os dados que forem estudados no projeto Poço Transparente, fazendo com que todos possam monitorar e acompanhar, desde a etapa anterior ao licenciamento ambiental, até o fim das operações de faturamento hidráulico e perfuração dos poços.
Brasil está em 10° lugar em produção de shale gas
Segundo o comunicado do Governo Federal, o monitoramento dos parâmetros ambientais e das operações será feito de acordo com as melhores práticas internacionais, segurança operacional e preservação ambiental. Ainda de acordo com o governo, o Brasil está em 10ª posição nos países com maior volume potencial de fabricação de shale gas no mundo.
A execução efetiva do Projeto Poço Transparente, que visa produzir em reservatórios não convencionais, tornará possível o avanço do Brasil rumo ao conhecimento do potencial de recursos petrolíferos não convencionais no país, de forma segura ambientalmente, seguindo o exemplo do que ocorreu em países como EUA, Canadá e China, que geram quantidades expressivas de petróleo e gás natural em reservatórios do gênero.
O Poço Transparente foi qualificado no PPI em maio do ano passado, para fins de apoio ao licenciamento ambiental e de outras medidas necessárias à viabilização do projeto.
Empregos no setor de petróleo e gás podem aumentar com a chegada de novos investimentos
Com sinais de retorno pós pandemia, o setor de petróleo e gás projeta gerar até 50 mil vagas de emprego em 2022. De acordo com o IBP, o cenário otimista está sendo gerado pela venda de ativos da Petrobras.
A estimativa é que a produção, que atualmente atinge a marca de 3 milhões de barris diários, suba para cerca de 5,4 milhões de barris diários até 2030 e, para que isso seja possível, a estimativa é que sejam investidos US$ 50 bilhões no setor.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.