1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Governo do Rio Grande do Norte libera venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis; expectativa é que ação reduza o preço para o consumidor
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo do Rio Grande do Norte libera venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis; expectativa é que ação reduza o preço para o consumidor

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 29/09/2021 às 00:28
combustível, preço da gasolina, preço do etanol, RN, Rio Grande do Norte
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Governo do estado do RN libera a venda direta do etanol para as usinas do estado com expectativa de redução do preço para o consumidor final

O preço dos combustíveis está afetando duramente o bolso das famílias brasileiras, sendo um dos vilões para a alta da inflação. Pensando em reduzir o impacto do combustível no bolso dos motoristas do estado do Rio Grande do Norte, um decreto autoriza as indústrias que produzem o Etanol Hidratado Combustível a venderem o produto diretamente para os postos de combustíveis. 

Na tarde desta segunda-feira, 27, foi assinado um decreto pela governadora Fátima Bezerra (PT) que libera a comercialização do álcool pelas usinas, da mesma forma que já ocorre com as distribuidoras, diretamente com o varejo.  

combustível, preço da gasolina, preço do etanol, RN, Rio Grande do Norte
Imagem de uma bomba de combustível. Foto: Procon

Quais as vantagens do decreto  

A governadora acredita que com o decreto será ampliada a concorrência, situação que deve gerar uma redução do preço dos combustíveis na bomba de mais de 2,8 mil postos no estado do Rio Grande do Norte. A medida foi publicada nesta terça-feira, dia 28, alterando a legislação do ICMS, sendo o primeiro estado a regulamentar a venda direta. 

Garantia na redução dos preços 

O governo do estado do Rio Grande do Norte quer garantir a redução do preço na bomba por meio da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN). Está sendo adotado na indústria o sistema do crédito presumido: as usinas passarão a ter um crédito presumido de 25% sobre o valor do litro do Etanol repassado. Segundo o “Agora RN”, um total de três usinas produtoras de álcool serão beneficiadas no estado. 

Fátima Bezerra afirmou que o preço dos combustíveis está elevado por conta do governo federal: “É preciso deixar claro que essa explosão no preço dos combustíveis se deve ao Governo Federal. Em 12 meses, o preço subiu em torno de 40% e, nos últimos três anos, não houve nenhum aumento de ICMS no estado. Com essa regulamentação, o Governo do Estado está dando a sua contribuição, atendendo um pedido antigo do setor. Esperamos que efetivamente essa medida possa contribuir para baratear o preço dos combustíveis junto aos consumidores”. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos