1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo cria projeto constitucional para acabar com o monopólio da exploração de urânio, afirmou o MME na última sexta (21/08)
Tempo de leitura 2 min de leitura

Governo cria projeto constitucional para acabar com o monopólio da exploração de urânio, afirmou o MME na última sexta (21/08)

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 25/08/2020 às 16:19
Governo cria projeto constitucional para acabar com o monopólio da exploração de urânio, afirmou o MME na última sexta (21/08)
Governo já tem pronta PEC para quebra do monopólio da exploração de urânio. Outra proposta que deve sair em setembro é a de criação de uma agência reguladora para tratar da segurança nuclear

Governo já tem pronta PEC para quebra do monopólio da exploração de urânio. Outra proposta que deve sair em setembro é a de criação de uma agência reguladora para tratar da segurança nuclear

Afim de acabar com o monopólio da União na exploração de urânio, na fabricação de combustível e na geração de energia nuclear, o Governo criou uma proposta de emenda constitucional (PEC), afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na última sexta-feira (21/08). Finalmente as obras da usina nuclear de Angra 3 iniciam em outubro de 2021

A PEC discutida pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro será enviada ao Congresso Nacional. “Já começamos a fazer um trabalho de esclarecimento da importância disso para o nosso país”, revelou em conversa com o embaixador Rubens Barbosa transmitida pela internet.

No que diz respeito a segurança do setor, outra proposta que deve sair em setembro é a de criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear.

De acordo com Bento Albuquerque, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), ficará responsável por tratar da atividades no setor em áreas como medicina, agricultura e outras aplicações

Leia outras notícias sobre a energia nuclear no Brasil

“Isso são coisas que ainda serão implementadas no segundo semestre desse ano, e nós acreditamos que a energia nuclear terá uma nova fase no Brasil nos próximos anos”, afirmou Albuquerque.

O ministro reafirmou também, que o Governo tem como prioridade concluir as obras da usina Angra 3, segundo ele, a expectativa é de que até o fim do ano seja escolhida a vencedora da licitação para concluir a empreendimento até 2025.

Albuquerque admitiu que governo considerou a possibilidade de usar recursos como o do fundo de US$ 20 bilhões, formado em parceria com governo chinês, para financiar a conclusão da obra, ou até mesmo o Banco dos Brics. “Acreditamos que até o final desse ano nós vamos apresentar quem vai ser o parceiro de Angra 3 e qual será a fonte de recursos para a conclusão da obra.”

Sobre o urânio

O urânio é o combustível nuclear mais amplamente utilizado nas reações de fissão nuclear. É um elemento natural que pode ser encontrado na natureza. De qualquer forma, para usar urânio em um reator nuclear, você deve se submeter a um tratamento.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos