Gerdau, maior produtora brasileira de aço, é campeã do setor Metalurgia/Siderurgia no Prêmio Valor 1000 pela Escola de Administração de Empresas da FGV.
A Gerdau, líder na produção de aço no Brasil, mantém-se como campeã do setor de Metalurgia e Siderurgia, destacando-se pelo desempenho superior. Reconhecida na 24ª edição do Prêmio Valor 1000, a Gerdau continua a demonstrar sua relevância no cenário nacional.
O reconhecimento pela Gerdau nesta premiação reflete o compromisso e a excelência da Companhia em sua operação. Como maior produtora brasileira de aço, a Gerdau reafirma sua posição de destaque, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da indústria metalúrgica no país.
Reconhecimento e Valorização
O jornal Valor Econômico, em colaboração com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou a Gerdau no cenário industrial brasileiro. Esse reconhecimento ratifica a posição da Companhia como uma importante referência no setor.
- Jazidas de ouro branco brasileiro na mira dos investimentos bilionários do Elon Musk e promete transformar o Brasil no país mais rico da América
- Mercado em alerta, minério de ferro evapora na bolsa: China impacta nas ações da mineradora Vale e siderúrgicas brasileiras
- China dá um ‘tiro no pé’? Cientistas chineses encontram reservas de terras raras em vulcões extintos ricos em ferro: descoberta põe em risco o domínio de Pequim e promete revolucionar a mineração de minerais críticos no mundo
- China deixa Washington em alerta! Gigante asiático fortalece seu domínio no mundo sobre a mineração terras raras com nova descoberta, aumentando tensão sobre os EUA
Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Valor 1000, que ocorreu na noite desta segunda-feira (16) em São Paulo, o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, manifestou sua satisfação com a conquista. ‘Este prêmio é um reflexo do empenho dos nossos mais de 30 mil colaboradores, que trabalham diariamente para gerar valor aos nossos stakeholders e construir um futuro mais sustentável’, disse Werneck. A Gerdau tem o firme compromisso de enfrentar os desafios e dilemas da sociedade e, para a Companhia, esse reconhecimento oferece a confiança de que estão trilhando o caminho certo.
Resultados e Desempenho
Além do reconhecimento, a conquista do prêmio de ‘Empresa de Valor do Ano’ no setor de Metalurgia e Siderurgia também reflete o sólido desempenho apresentado pela Gerdau no último ano. A Gerdau encerrou 2023 com o terceiro melhor resultado de sua história de 123 anos, com Ebitda ajustado de R$ 13,5 bilhões e uma margem Ebitda ajustada de 19,6%. O lucro líquido ajustado da Companhia totalizou R$ 6,9 bilhões no ano passado.
O Prêmio Valor 1000 é uma das mais importantes premiações empresariais do Brasil, destacando as empresas que se sobressaem em termos de desempenho, gestão e contribuição ao desenvolvimento econômico do país. A premiação elenca as 1000 maiores companhias do Brasil, avaliando diversas categorias em 28 setores da economia, com base em critérios como resultados e desempenho no ano anterior, os pilares da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), governança corporativa, envolvimento social, iniciativas de sustentabilidade e respeito ao consumidor.
História e Inovação
Com 123 anos de existência, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, a Companhia também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Para expandir seus horizontes, a Gerdau conta com a divisão de novos negócios, a Gerdau Next, voltada para empreendimentos em segmentos adjacentes ao aço.
Com um propósito claro de empoderar pessoas que constroem o futuro, a Gerdau está presente em vários países e possui mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a empresa utiliza a sucata como matéria-prima principal: mais de 70% do aço produzido pela Gerdau é feito a partir deste material. Anualmente, a Gerdau transforma 11 milhões de toneladas de sucata em diversos produtos de aço, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e inovação.
Sustentabilidade e Futuro
A Companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e) do setor, de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, representando aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, conforme dados da worldsteel.
Para o futuro, a meta da Gerdau é ambiciosa: até 2031, a Companhia pretende reduzir suas emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE), demonstrando a solidez e a relevância da empresa no mercado financeiro global.
Esta ampla atuação e os resultados expressivos reafirmam o papel crucial da Gerdau no desenvolvimento industrial e sustentável, consolidando sua imagem como uma empresa de ponta e uma referência no setor de metalurgia e siderurgia no cenário mundial.
Fonte: © tatiane.nelli@fsb.com.br