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General Motors e Honda fecham parceria para produzir carros elétricos mais acessíveis

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/04/2022 às 13:57
Atualizado em 07/04/2022 às 00:43
General Motors - Honda - carros elétricos - GM
Parceria vai unificar desenvolvimento de plataformas, motores e sistemas eletrônicos das duas marcas já a partir de 2021 – imagem: Ilustração/ Honda-GM/Divulgação

A General Motors (GM) e a multinacional Honda fecharam uma parceria para fabricação de uma nova linha de  carros elétricos mais acessíveis até 2027. As empresas ainda poderão desenvolver, juntas, projetos de baterias com mais autonomia  

A Honda e a General Motors anunciaram nesta terça-feira (5) que planejam expandir sua parceria estratégica com a missão de popularizar a mobilidade elétrica, através da produção de carros elétricos mais acessíveis e equipados com as baterias de última geração da GM. O plano projeta que, em 2027, uma nova família de carros elétricos, incluindo modelos com maior apelo de vendas, como SUV compactos, cheguem ao mercado.  

Parceria também poderá trazer novas gerações de baterias para carros elétricos

GM e Honda focam em veículos elétricos acessíveis – Reprodução/Youtube

Tudo isso será realizado utilizando a tecnologia e experiência da Honda e da General Motors. Em linhas gerais, a parceria projeta a padronização de processos e componentes com foco na maior produtividade e redução de custos pela economia de escala.

A parceria entre as empresas também deixou aberta a possibilidade para a criação, em conjunto, de novas gerações de baterias com o objetivo de continuar diminuindo os custos dos carros elétricos. Em outra frente, a BYD vem atuando com tecnologias como as baterias de íon de lítio com silício e de estado sólido. Já a Honda vem atuando com estudos de bateria sólidas, que a companhia enxerga como o principal elemento do futuro dos carros elétricos, assim como outras grandes empresas.

Embora a estreia da nova linha de carros elétricos da General Motors e da Honda esteja prevista para 2027, nos Estados Unidos, Mary Barra, a CEO da GM, ressalta que o plano de identificação é no mundo todo e contempla mercados como China e América do Sul, o que torna possível que esses carros elétricos possam ser produzidos em território nacional.

Honda planeja acelerar sua transição energética ao redor do mundo

A executiva da General Motors ainda afirma que a sua companhia e a Honda compartilharão o que possuem de melhor em termos de tecnologia, manufatura e design para disponibilizar uma linha mais atrativa e acessível de carros elétricos em escala global, incluindo seus principais mercados, na América do Norte, China e América do Sul.

Já a Honda ainda está engatinhando na transição energética e afirma que planeja impulsionar seu ritmo, mas ressalta que é necessário baixar o custo de produção dos veículos para que eles se tornem realmente populares. Sendo assim, a parceria com a General Motors é essencial para alcançar seu objetivo. De acordo com o presidente e CEO da Honda, Toshihiro Mibe, a empresa está comprometida em atingir suas metas de neutralidade de emissões de carbono até 2050, o que necessita da redução do custo dos carros elétricos para tornar a aquisição dos EVs mais fácil para o maior número de consumidores.  

A parceria entre a Honda e a General Motors não é algo novo, tendo em vista que outras empresas têm se unido para desenvolver o setor de mobilidade elétrica desde a última década, tanto na produção de células de bateria quanto sistemas de hidrogênio.

BYD e Shell também fecham parceria para expansão de eletropostos

A BYD e a Shell também assinaram um acordo de cooperação estratégica para contribuir com a transição energética e melhorar a experiência de carregamento para os proprietários de carros elétricos e veículos híbridos plug-in da BYD.

As empresas planejam formar uma joint-venture para avançar com estações de carregamento de veículos elétricos na China, com uma rede de 10 mil postos de carregamento em Shenzhen.

Além disso, os veículos também poderão acessar as 275 mil estações de carregamento da rede da Shell na Europa, além de operar mais de meio milhão de pontos de carregamento de carros elétricos no mundo todo até 2025.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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