1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Gaspetro é vendida para o grupo Cosan com autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
Tempo de leitura 3 min de leitura

Gaspetro é vendida para o grupo Cosan com autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/06/2022 às 13:47
ArcellorMittal, gás natural, combustível
foto: reprodução/ fonte: site https://petronoticias.com.br/

A Gaspetro, que possui parte em 18 companhias estaduais de gás natural, foi comprada pela Cosan, com aprovação do Cade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Cade, autorizou nesta 4ª feira, 22, a venda da parte da Petrobras na Gaspetro. A fração de 51% da estatal foi adquirida pela Compass, que faz parte do grupo Cosan, em julho de 2021 por R$ 2,03 bilhões. A Gaspetro possui parte em 18 companhias estaduais de gás natural e é detida pela Petrobras (51%) e pela Mitsui Gás e Energia (49%).

A valer, a compra provoca a entrada da Cosan no setor de gás em 18 Estados. Porém, para simplificar a decisão do Tribunal, a Compass se comprometeu a transferir a participação adquirida em 12 empresas. Se por acaso o desinvestimento não for realizado, os conselheiros declararam que podem recorrer à decisão, uma vez que esta foi tomada tendo como base as informações prestadas pela Compass, da Cosan.

A lei do Cade autoriza a anulação de decisões tomadas baseadas em “informações falsas ou enganosas “. A emissão de gás é um domínio natural, já que o custo da infraestrutura não autoriza competição. A partir do seu anúncio, a transação, envolvendo a Gaspetro, a Cosan e a autorização do Cade, trouxe questões concorrenciais. Isso se deu, pois a Cosan já possui a maior distribuidora de gás natural do país, a chamada Comgás, em São Paulo. No princípio do ano de 2022, adquiriu uma parcela da Sulgás, no Rio Grande do Sul, a distribuidora do Estado, cujo outro acionista é a Gaspetro.

Compass já fechou contratos com inúmeras distribuidoras estaduais

A subordinada da Cosan, a Compass, age no consumo de gás natural e energia e já firmou contratos com diversas distribuidoras estaduais de gás para comercializar o insumo, apesar de ainda não ter iniciado a venda. O grupo Cosan ainda possui planos para construir uma estrutura de regaseificação de GNL (gás natural liquefeito) no Porto de Santos. O insumo que seria comercializado e transportado por um gasoduto constituído pelo grupo Cosan e vendido à Comgás, ambas do grupo econômico da Cosan.

O duto, que é nomeado Subida da Serra é alvo de questionamentos por produtores e consumidores de gás, além da própria Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, que declara ter competência para autorizá-lo ou não. A agência do Estado de São Paulo havia validado a construção da infraestrutura como um gasoduto de distribuição.

ANP solicitou reprovação da transação envolvendo a Cosan e a Gaspetro

Embora expansão do grupo Cosan no mercado de gás esteja ascendendo, com a venda da Gaspetro, aprovada em rito sumário pela Superintendência-Geral do Cade, a ANP havia pedido que o conselho reprovasse a transação envolvendo as empresas, Gaspetro e Cosan. A ANP entrou com recurso e o negócio foi levado ao Tribunal do Cade, que decidiu por aprová-lo nesta quarta-feira 22.

Sobre o grupo Cosan

A Cosan, criada a partir de uma joint venture entre a Cosan e a Shell, a Raízen é uma empresa integral de energia, que é referência na produção sucroalcolera e também é uma das maiores empresas no setor de distribuição e comercialização de combustíveis do país, além de ser uma das quatro maiores companhias em lucro do Brasil.

A Compass Gás e Energia, uma empresa subsidiaria da Cosan que atua e investe em quatro segmentos de negócios (infraestrutura, distribuição, comercialização e trading). A empresa se estabelece como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no país, e que já conta em seu portfólio com a maior companhia de gás natural encanado do país, a Comgás.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos